A duas provas do final da temporada da Stock Car, os títulos de pilotos e de equipes seguem indefinidos. Mas o sábado em Brasília já consagrou o primeiro campeão da principal categoria do Brasil no ano: Átila Abreu é o rei das poles em 2013.
O piloto da equipe Mobil Super Pioneer Racing, que largou três vezes na posição de honra, não pode mais ser alcançado por nenhum dos outros 33 adversários do grid e assegurou com uma prova de antecedência o Troféu Super-Ação.
“É um prêmio muito importante e fico orgulhoso pela conquista. A vontade de ser o mais rápido é da essência dos pilotos, e essa conquista reflete justamente isso”, afirmou o sorocabano, que partiu da dianteira do grid nas etapas de Salvador, Ribeirão Preto e na segunda corrida de Curitiba.
O piloto lembrou que no ano passado, quando ainda não havia sido instituído o prêmio pelo maior número de poles na temporada, ele também ostentou a melhor posição média no grid.
“A única pena é que o título não veio com mais uma pole, aqui em Brasília. Mas certamente vamos trabalhar duro para sair novamente na frente do grid na Corrida do Milhão em São Paulo e cravar 4 poles em 12 etapas, o que seria uma marca muito expressiva numa categoria tão disputada quanto a Stock”, acrescentou o dono do carro #51, lembrando que ele é o único piloto do grid com mais de uma pole em 2013.
Outro sinal da competitividade da categoria, infelizmente pesou negativamente no caso do sorocabano na tomada de tempo em Brasília. O carro #51 enfrentou problemas de aderência em algumas curvas do traçado da capital federal e ficou a apenas 0s4 do melhor tempo na primeira fase do treino. “Mas numa pista de tempos muito apertados, como é Brasília, essa diferença representou muitas posições”, observou o piloto, que parte em 18º na prova deste domingo.
Diante do desafio de fazer uma corrida de recuperação, o piloto promete uma corrida agressiva. “Saindo no meio do grid fica mais complicado, é carro para todo o lado e os toques normalmente são mais frequentes. Vamos tentar conquistar posições na primeira volta e a partir daí pensar numa estratégia agressiva, tanto na pista quanto na parada no box.”
Fotos: Luca Bassani