Átila Abreu foi o nome da prova da Stock Car em Cascavel. O piloto da equipe Mobil Super Pioneer Racing largou na pole, foi obrigado a passar pelo box para substituir um pneu furado e retornou para a pista para ganhar 16 posições em 22 volta, cruzando a linha de chegada em quarto lugar.
Com o resultado, ele conserva a sexta posição no campeonato da principal categoria do automobilismo nacional. Mas reduziu em mais da metade a diferença para o primeiro colocado, Cacá Bueno. “É frustrante porque tínhamos carro para vencer hoje, mas minha diferença para o líder no campeonato caiu de 40 para 17 pontos”, diz piloto do carro 51.
O começo da corrida em Cascavel foi além do esperado pelo sorocabano. “O carro estava excepcional. Larguei bem e conseguia abrir a diferença para o segundo lugar. O time me informava pelo rádio dos diversos pneus furados na pista e recomendava conservar o equipamento. Mesmo poupando, eu era capaz de abrir vantagem nas dez voltas iniciais.”
Apesar de administrar o ritmo e quase não recorrer ao push to pass (foram apenas dois acionamentos após a largada), no meio da volta 10 Átila notou uma vibração forte no contorno da curva 1. “Tive medo de ser quebra na suspensão, mas depois percebi que era pneu furado. As chances de vitória acabaram ali.”
A intervenção do safety car logo após a passagem de Átila pelos pits da equipe Mobil Super Pioneer Racing acabou favorecendo Átila. “Daí pra frente, foi lutar com tudo para fazer uma prova de recuperação. Foi bom ter conservado o carro no início.”
Na volta 11, Átila cruzou a linha de chegada em vigésimo. Na 22, ele já era 11º. Na 33, após duelar com o companheiro de equipe, assumiu o quarto posto.
“O Khodair estava um pouco distante e naquela altura as vibrações voltaram. Então fui obrigado a administrar novamente nas últimas quatro voltas. Foi uma corrida movimentada e o resultado não é mal. Mas hoje era para ter vencido. Foi o melhor carro que tive no ano e o time está merecendo essa conquista.”
Nonô Figueiredo terminou em quinto lugar, sua melhor colocação na temporada. “A equipe está de parabéns. Voltamos a ter regularidade, o carro está andando bem e o campeonato segue aberto”, afirma o competidor do carro 11.
A nona etapa da Stock Car acontece dentro de duas semanas em Tarumã.
Texto: Divulgação.
Foto: Luca Bassani/Divulgação.




