Átila Abreu foi o oitavo colocado na Corrida do Milhão, encerrando a temporada 2012 da Stock Car com o terceiro lugar no campeonato. É a melhor classificação final do piloto sorocabano em seus cinco anos na principal categoria do automobilismo brasileiro. A prova disputada em Interlagos selou também a competição entre as escuderias, com a Mobil Super Pioneer Racing fechando o ano em terceiro lugar, com 305 pontos no total.
“Foi uma corrida difícil, emocionante e bem disputada. Era uma prova com cara de decisão de campeonato. Os safety cars deram outra visão para a corrida”, analisou o dono do carro 51. Foram três as intervenções do carro de segurança. Com isso, alguns pilotos arriscaram não reabastecer. Foram algumas panes secas nas duas voltas finais, incluindo a do campeão Cacá Bueno, que vinha na liderança e acabou superado por Thiago Camilo e Ricardo Maurício a metros da bandeirada.
“Parabéns para o Cacá, que conseguiu economizar e teve sorte de campeão, com o combustível acabando logo depois de passar a linha de chegada”, disse Átila, que largou em décimo e logo avançou duas posições.
Ele era oitavo quando houve a primeira intervenção do carro de segurança, na terceira volta. “Chegamos até a pensar em parar logo no início. Ia parar na volta seguinte, então veio o safety car. Se tivesse mais atrás, como o Thiago Camilo, com certeza teria parado cedo. Ele fez e ganhou a corrida.”
Após permanecer na pista, o carro 51 conquistou mais duas posições na relargada e sustentou a sexta posição até entrar nos pits na volta 12. “Quando deu o segundo safety eu tinha acabado de parar e vi que seria uma boa estratégia. Saí logo atrás do Ricardinho Mauricio, depois de trocar um pneu só”, contou o sorocabano.
Ele retornou à pista em 24º lugar no giro 14. Favorecido por um ritmo forte e por abandonos de quem ficou sem etanol, Átila conquistou outras 16 posições nas 13 voltas finais. “Foi um bom ano. Estou triste por não ter conseguido o título, mas feliz pelo desempenho. Analisando o ano como um todo vimos que foram pequenos detalhes em algumas provas que acabaram fazendo a diferença para o título. Foi meu melhor resultado na Stock Car. Fico contente em terminar o ano em terceiro numa categoria tão disputada como esta, com pilotos de altíssimo nível”, declarou o piloto de 25 anos de idade.
“A equipe de parabéns pelo trabalho no primeiro ano, o segundo tende a ser bem melhor. É claro que hoje ficou a sensação de ‘quero mais’, porque passou perto. Mas o importante é brigar mais uma vez. Podem ter certeza que vou me preparar mais ainda para 2013”, finalizou o dono do carro 51.
Chefe da equipe Mobil Super Pioneer Racing, Thiago Meneghel também fez um balanço positivo do desempenho da escuderia. “Acho que a equipe fez uma segunda metade do campeonato muito boa. Infelizmente hoje não estávamos muito bem. Nas últimas quatro corridas largamos nas primeiras filas com o Atila. E o Nonô fez uma sequência de corridas fantásticas, inclusive chegando ao pódio. Aqui, fizemos estratégias diferentes para os dois, quase deu para o Nonô ganhar a corrida, com certeza mais um litro de combustível ele chegava e com dois ele ganhava, mas é assim, temos que arriscar.”
O carro 11 estava na vice-liderança na volta final, quando foi obrigado a abandonar sem combustível. “Quando o pessoal entrou na 12ª volta e logo depois tivemos o Safety Car, não valia mais a pena parar. Quem fizesse o pit-stop não conseguiria retomar as posições. Fizemos uma aposta forçada pelas condições da corrida, os safety car me levaram a tentar ir até o final e o carro correspondeu. No final, acabou o combustível”, declarou o piloto, que encerrou a temporada em nono lugar.
A exemplo do que disseram seus dois pilotos, Thiago Meneghel promete mais competitividade ainda em 2013. “O ano foi muito bom e a equipe toda está de parabéns”, falou o engenheiro. “É nosso primeiro ano e já chegamos na briga pelo título. As outras equipes estão no mínimo há quatro anos juntos. Então com certeza no ano que vem vamos estar mais fortes e se esse ano terminamos em terceiro a meta para 2013 é o titulo.”
A Stock Car já divulgou seu calendário para a próxima temporada. A prova de abertura está marcada para São Paulo, no dia 3 de março.
Veja o resultado da Corrida do Milhão, que encerrou a temporada 2012 da Stock Car:
1. Thiago Camilo – RCM – 52m08s475 – 27 voltas.
2. Ricardo Maurício – RC Competições – a 0s081
3. Cacá Bueno – RBR Mattheis – a 0s564
4. Julio Campos – Carlos Alves Competições – a 2s395
5. Ricardo Zonta – RZ Motorsport – a 2s635
6. Duda Pamplona – ProGP – a 5s114
7. Denis Navarro – Neo Química Vogel – a 7s747
8. Átila Abreu – Mobil Super Pionner Racing – a 8s081
9. Rafa Matos – Bassani Racing – a 12s792
10. Antônio Pizzonia – Nascar JF Racing – a 14s140
Classificação final da Copa Caixa 2012
1. Cacá Bueno – 195
2. Ricardo Maurício – 189
3. Átila Abreu – 175
4. Daniel Serra – 167
5. Thiago Camilo – 158
6. Max Wilson – 138
7. Valdeno Brito – 137
8. Julio Campos – 136
9. Nonô Figueiredo – 130
10. Allam Khodair – 116