A performance do Chevrolet 51 estava lá. E a estratégia funcionou perfeitamente. Mas, novamente, em virtude de uma punição, a primeira vitória de Átila Abreu e da equipe Mobil Super Racing no ano, escapou do vice-campeão de 2014.
Depois de largar em oitavo lugar e coordenar com a equipe com uma estratégia conservadora na prova um, priorizando a segunda bateria, o competidor sorocabano teve acrescidos 20 segundos ao seu tempo final de prova.
Como consequência, caiu de décimo para 17º no resultado final, perdendo a pole da segunda bateria e a oportunidade de sair de Tarumã como pontuador máximo da etapa.
“Infelizmente me tiraram duas vitórias em duas corridas, mas não adianta falar disso. Já foi. Vamos pensar pra frente”, resumiu o piloto, que na corrida um em Curitiba, há três semanas, perdeu a vitória em decorrência de bandeira preta por uma luz de freio queimada.
“O que me deixou contente hoje foi o desempenho. A pista é muito abrasiva e nesse calor a conservação dos pneus é um desafio, especialmente para o meu estilo de pilotagem, mais agressivo. Acredito que fiz o melhor trabalho do grid hoje e saio contente pelo que mostramos.” disse Átila Abreu.
Depois de saltar de oitavo no grid para sexto na primeira volta, Átila duelou com Vitor Genz logo que o safety-car acionado na volta oito, o segundo da prova, deixou o traçado. Superado na volta 13, o sorocabano deu o troco na 15. Sete giros mais tarde, foi a vez de Thiago Camilo ser ultrapassado.
Com a janela dos pits aberta, o Chevrolet 51 foi herdando posições até entrar nos pits na última volta autorizada para reabastecimento. Átila era o líder ao passar pelo box, e saiu com três pneus novos e na 12ª posição.
A meta então era realizar duas ultrapassagens até a bandeirada, para largar na pole na prova do grid invertido. No giro 34, Átila passou Diego Nunes e Lucas Foresti este, em manobra na qual os carros se tocaram de leve, permanecendo ambos na competição.
Átila recebeu a bandeirada em décimo e nem mesmo os argumentos do piloto do carro 12 de que o contato com o piloto da Mobil Super Racing foi incidente de corrida sensibilizaram os comissários.
“Consegui administrar bem a primeira corrida, terminando em décimo e com dez pushes, mais da metade do total para as duas provas. Vinha preservando os pneus e trocamos três na parada, o que deu uma condição muito boa para a prova dois”, completou.
Na segunda corrida, mesmo do fim do grid, ele mostrou que era um dos mais rápidos do fim de semana. Ele fez a melhor volta do fim de semana na pista da primeira corrida da história de 36 anos da Stock Car.
“Então larguei em 17º e, numa corrida com 12 voltas de bandeira verde, com três entradas do safety-car, ainda consegui saltar pra quinto. Se não tivesse entrado o último safety, acho que daria um pódio. Estava em pushes alternados com o Valdeno e ia acionar para ganhar o quarto lugar quando deu a bandeira amarela e daí seria questão de tempo para passar o Serrinha, que estava mais lento em terceiro”, acrescentou Átila.
Com os pontos acumulados no Rio Grande do Sul, ele tem 107 no campeonato e ocupa a 14ª posição na tabela.
“Fico feliz com meu desempenho pessoal. Os resultados não traduzem o que mostramos em termos de performance, mas saio daqui feliz e com o sentimento de dever cumprido”, finalizou o piloto.
A temporada 2015 da Stock Car termina no próximo dia 13 de dezembro em Interlagos, com a prova em bateria única e pontuação dobrada.
Stock Car – Tarumã top10:
Corrida Um
1-) 100 Allam Khodair (Full Time Sports)
2-) 88 Felipe Fraga (Voxx Racing Team) – a 1s313
3-) 80 Marcos Gomes (Voxx Racing Team) – a 6s863
4-) 77 Valdeno Brito (Shell Racing) – a 7s073
5-) 10 Ricardo Zonta (Shell Racing) – a 17s520
6-) 111 Rubens Barrichello (Full Time Sports) – a 20s420
7-) 90 Ricardo Mauricio (Eurofarma RC) – a 21s564
8-) 29 Daniel Serra (Red Bull Racing) – a 24s486
9-) 0 Cacá Buen ( (Red Bull Racing) – a 25s359
10-) 46 Vitor Genz (Boettger Competições) – a 28s707
Corrida Dois
1-) 0 Cacá Bueno (Red Bull Racing)
2-) 111 Rubens Barrichello (Full Time Sports) – a 0s463
3-) 29 Daniel Serra (Red Bull Racing) – a 1s211
4-) 77 Valdeno Brito (Shell Racing) – a 1s586
5-) 51 Átila Abreu (Mobil Super Racing) – a 1s876
6-) 74 Popó Bueno (Total Racing) – a 2s418
7-) 4 Julio Campos (Prati-donaduzzi) – a 2s742
8-) 11 Cesar Ramos (Total Racing) – a 2s983
9-) 10 Ricardo Zonta (Shell Racing) – a 3s249
10-) 46 Vitor Genz (Boettger Competições) – a 3s808
Campeonato
1-Marcos Gomes 241 pontos
2-Cacá Bueno 210
3-Rubens Barrichello 188
4-Allam Khodair 184
5-Daniel Serra 181
6- Ricardo Maurício 173
7- Thiago Camilo 165
8- Max Wilson 161
9- Júlio Campos 154
10- Valdeno Brito 148
11- Felipe Fraga 123
12- Ricardo Zonta 121
13- Sergio Jimenez 108
14- Átila Abreu 107
15- Diego Nunes 99
Texto: Luis Ferrari
Fotos: Carsten Horst
2007-2015 – carrosecorridas.com.br – Todos os direitos reservados – Proibida a reprodução sem autorização