A Audi garantiu com antecipação os títulos do FIA World Endurance Championship durante a sexta etapa do campeonato, disputada neste fim de semana, em Fuji, no Japão. Uma corrida marcada pela forte chuva que impediu os pilotos de completarem sequer uma volta sob bandeira verde. No fim, o trio líder do campeonato, Loïc Duval/Tom Kristensen/Allan McNish, foi o melhor Audi na prova com o segundo lugar. Seus companheiros de equipe, Marcel Fässler/André Lotterer/Benoît Tréluyer, terminaram na quarta posição. Com isso, apenas os dois carros da Audi vão lutar pelo título de pilotos nas duas etapas restantes da temporada.
Nesta sexta etapa, prevaleceram as condições adversas do tempo. A chuva forte fez com que a direção de prova iniciasse a corrida com safety car. Mas, mesmo assim, os 4.563 metros do traçado de Fuji não tinham condições de receber os carros, dada a quantidade de água na pista. Por isso, a prova foi interrompida depois de oito voltas. Duas horas e meia depois, nova largada sob safety car e nova paralisação após 22 minutos. Foram mais duas horas de espera até uma tentativa que durou apenas uma volta. E nova bandeira vermelha. Os comissários determinaram, então, que forças maiores impediram a realização da prova em ritmo normal e decidiram que a etapa de Fuji valeria apenas metade dos pontos – dados seguindo a ordem das posições de pista no momento. Assim, a duas etapas do fim do campeonato, a Audi garantiu com antecipação o título de construtores no FIA WEC, com 66,5 pontos de vantagem.
O melhor carro das quatro argolas na corrida foi o de Loïc Duval, Tom Kristensen e Allan McNish, que largou na quarta posição e terminou em segundo. O trio ampliou sua vantagem no mundial de pilotos para 40,75 pontos. Entre outros motivos, o carro número dois foi beneficiado pelo fato do número oito da Toyota, que era o segundo no grid, ter de largar dos boxes – e não poder recuperar posições por conta das voltas completadas atrás do safety car.
Já o carro número um da Audi não teve sorte na corrida. André Lotterer, Marcel Fässler e Benoît Tréluyer largaram na pole position, mas tiveram que parar nos boxes durante o segundo período de safety car para limpar os dutos de ar do motor do Audi R18 e-tron quattro, entupidos com sujeira da pista. A expectatvia era de que o tempo melhorasse e o trio pudesse recuperar as posições durante o ritmo de prova. Como não houve bandeira verde, os campeões do WEC em 2012 ficaram com a quarta posição na classe LMP1 e o 26º lugar no geral. Pela primeira vez em quase um ano, os protótipos da Audi não venceram uma prova. Daqui três semanas, durante a próxima etapa do FIA WEC em Shangai, na China, a Audi tem mais razões para celebrar, já que o título de pilotos pode ser decidido na penúltima etapa do campeonato.
Texto: Inova Comunicação/Divulgação
Foto: Audi Sport/Divulgação