
Augusto Farfus (BRA) Shell BMW M4 DTM.
O próximo fim de semana – 24 a 26 de agosto – vai reservar muitas emoções para os amantes do automobilismo. Em seu retorno à Itália, o DTM estreia no circuito de Misano e realiza a primeira corrida noturna de sua história. Além disso, a sétima etapa do campeonato vai ter mais um participante de respeito no grid, correndo pela BMW. Trata-se da lenda Alessandro Zanardi, que disputa o DTM pela primeira vez, após o duro acidente que teve em 2001 pela Fórmula Indy, quando perdeu as duas pernas. Aos 51 anos, o italiano – que também é campeão paralímpico de ciclismo – vai competir como convidado do campeonato e da montadora alemã, que uniu forças para adaptar a BMW M4 DTM para Zanardi correr de igual para igual com os outros concorrentes.
Para Augusto Farfus, a etapa também vai ser especial, pois o circuito italiano foi onde o curitibano venceu a sua primeira corrida no automobilismo profissional. Em 2000, o piloto fez a pole position e venceu a disputa pela Fórmula Renaut Italiana. Na época, o sentido do traçado era invertido em relação às provas deste fim de semana – que agora são no sentido horário -, porém, Farfus gosta da atmosfera de Misano e espera manter a boa fase na temporada, após os desempenhos fortes em Zandvoort e o pódio na última etapa, em Brands Hatch.
Nominado de Misano World Circuit Marco Simoncelli, o autódromo tem 4.226 km de extensão, mas não possui tantos pontos de alta aceleração. Recebendo o DTM pela primeira vez, o circuito passou por algumas mudanças para as duas corridas noturnas. Assim como é feito na Fórmula Um em Cingapura, a iluminação vai ser completamente favorável para os pilotos, uma vez que os carros não possuem faróis. Diante disso, Farfus quer aproveitar sua experiência em disputas noturnas, que acumula por competir no World Endurance Championship (WEC), além de outras várias provas de longa duração.

Augusto Farfus (BR) e Alex Zanardi (IT) .
A programação da etapa de Misano foi ajustada para iniciar mais tarde. Na sexta (24), o primeiro treino livre acontece às 21h30min e vai ser o único durante a noite, uma vez que os treinos de sábado (25) e domingo (26) acontecem no período da tarde. Já as classificações acontecem às 20h nos dois dias, com a largada das duas corridas às 22h30min, no sábado e no domingo, com 55 minutos mais uma volta de duração e pit-stop obrigatório (horários locais na Itália).
“Correr em Misano vai ser muito especial, pois foi lá que venci a minha primeira vez com um carro de corrida, quando fiz a pole position e ganhei a Fórmula Renault em outubro de 2000. É curioso, pois o autódromo tinha o sentido contrário, então nunca andei em Misano na direção atual, mas gosto muito da atmosfera de lá e esperamos ter uma boa evolução nessa pista”, afirma Farfus;
Farfus também falou sobre a parceria com Zanardi. “Zanardi é um companheiro de BMW que conheço há mais de 15 anos e tenho um respeito enorme. Com certeza, ele vai trazer um atrativo novo para o DTM e tenho convicção que vai estar extremamente competitivo, pois já treinou com o carro, andou muito bem, e acho que esta ativação que o DTM faz mostra que o campeonato é acessível a todos e abre portas, neste caso para o Zanardi, mas, no futuro, para outros grandes nomes”.
Os fãs podem acompanhar a transmissão ao vivo do DTM através do site www.farfus.com, na aba Live Races, a partir das 17h30min de Brasília, em ambos os dias. O canal Bandsports vai transmitir a corrida do sábado (25) em VT às 20h e ao vivo no domingo (26), às 17h30min.
Programação completa do DTM em Misano (horários de Brasília):
Sexta (24)
16h30min às 17h – Treino Livre 1
Sábado (25)
10h15min às 10h45min – Treino Livre 2
15h às 15h20min – Classificação 1
17h30min – Largada Corrida 1
Domingo (26)
12h40min às 13h10min – Treino Livre 3
15h às 15h20min – Classificação 2
17h30min – Largada Corrida 2
Texto: EverSport/Divulgação
Fotos: BMW Motorsport/Divulgação