Fim do Rally dos Sertões para o trio comandado pelo bicampeão Amable Barrasa. Um problema enfrentando com os pneus na prova da última segunda-feira (16) tirou a equipe da disputa da 18ª edição da competição. Agora, fica a torcida por Ulysses Marinzeck/Cesar Loureiro /Adriano Silva, que a bordo do Ford Cargo segue na disputa da categoria caminhões pesados, e terminou a etapa desta terça-feira na liderança dos caminhões pesados.
A etapa maratona teve início na última segunda-feira, quando as equipes partiram de Palmas com destino a São Felix do Tocantins. E para Amable Barrasa/Marcão Macedo/Raphael Bettoni a escolha errada do pneu acabou determinando na despedida do Rally dos Sertões.
Ainda durante o deslocamento inicial, de cerca de 200 km até a largada, a equipe enfrentou um problema com um dos pneus, que acabou sendo trocado por um estepe. “No deslocamento, andando a 130 km/h o pneu não agüentou a velocidade e a temperatura intensa na região, com média de 40ºC, e quando estávamos na especial, por volta do km 50, a outra câmara cedeu, trocamos e tentamos seguir em uma velocidade de 80 km/h para tentar completar a especial, mas o problema ocorreu novamente. Aproveitamos um dos pneus, e fizemos um manchão com araldite (remendo) na câmara para conseguir chegar na cidade mais próxima, por fim não conseguimos largar para a especial de hoje, chegando às 11h na cidade de Balsas”, lamentou Barrasa, que com o forfete das últimas etapas se despediu do Sertões 2010.
Para não comprometer ainda mais o equipamento, e pensando na integridade física dos integrantes, a equipe acabou tomando a decisão final de abandonar o rali. “Então que não compensava seguir até o final, pois não tínhamos nenhuma chance de obter um resultado satisfatório, e ainda de colocar em risco sem necessidade. A equipe Autoliner tomou a decisão errada na escolha dos pneus para a prova maratona, e tivemos a ingrata surpresa das células dos pneus não resistirem, começando a romper, além de ficar sem os estepes. Por isso, resolvemos abandonar a prova”, declarou Barrasa.
Com a despedida da categoria leves, Amable, Marcão e Raphael ficam no apoio e torcida pelos integrantes dos caminhões pesados, pilotado por Ulysses Marinzeck, que vem se superando a cada etapa, e segue na disputa entre os caminhões pesados. “Estamos na torcida pelo caminhão grande, que teve um ótimo desempenho, e mesmo não vencendo especiais, mantém a regularidade. O caminhão do Ulysses está perfeito e vem progredindo no acumulado, a equipe toda irá seguir até Fortaleza, dando suporte ao trio do Ford 404”, finalizou.
Marinzeck ficou com a 4ª posição entre os caminhões pesados na primeira metade da prova maratona, e nesta terça-feira, na etapa que teve a especial reduzida de 465 para 226 quilômetros, e finalizou a 7ª etapa entre São Felix do Tocantins e Balsas, no Maranhão, com a 2ª posição entre os pesos-pesados.
Nesta quarta-feira, o rali começa sua reta final, para a disputa da 8ª etapa. Serão 653 km entre Balsas (MA) e Teresina (PI).
Fotos: HL Studio Photo/Divulgação.