Com uma estratégia ousada e que rendeu dividendos, o paulista Átila Abreu quebrou o gelo e finalmente conquistou sua primeira vitória na temporada da Stock Car, neste domingo (20), no Autódromo Internacional de Curitiba – Pinhais. O piloto de Sorocaba largou na pole pela terceira vez no ano, mas, desta vez, conseguiu transformar o ótimo treino classificatório no melhor resultado possível. Mesmo sendo superado por Daniel Serra no início da terceira volta, Átila manteve a calma e colocou em prática o plano de corrida da equipe, que previa apenas a parada obrigatória para reabastecimento sem a opcional troca de pneus. Serrinha decidiu substituir o traseiro esquerdo, mais sacrificado pelas características do traçado paranaense, e se viu superado no retorno à pista por Átila e Thiago Camilo, outro que foi até o fim com o mesmo jogo. Em seu aniversário de um ano na categoria, Rubens Barrichello completou em 11º depois de sair em 16º. O ex-piloto da Fórmula Um é, agora, o nono no campeonato com 83 pontos.
As duas partes da corrida foram das mais monótonas do calendário. A primeira foi dominada por Serrinha, enquanto Átila comandou a segunda. A rigor, apenas a briga pela quarta posição entre Ricardo Maurício (RC), o segundo no grid, e o pentacampeão Cacá Bueno (Red Bull) levantou as arquibancadas nas voltas derradeiras. No mais, mesmo dispondo de nove acionamentos do botão de ultrapassagem, as disputas foram raras. Serrinha superou os rivais diretos na luta pelo título e ampliou em um ponto a vantagem sobre o mais próximo, que passou a ser Camilo.
Nos boxes da Medley/Full Time, que se engajou totalmente na campanha internacional Outubro Rosa de prevenção ao câncer de mama e pintou o carro de Barrichello na mesma cor, o desfecho foi recebido sem alegria nem decepção. “Mantivemos nossa média de pontos ao longo do campeonato”, lembrou o diretor-técnico Maurício Ferreira. “Ainda não estamos com o mesmo ritmo das grandes, mas esta foi a primeira vez que largamos no meio do pelotão e avançamos na prova”, observou, reconhecendo que o habitual enrosco da enorme massa de carros na primeira curva após a largada – problema crônico no circuito paranaense – também cobrou seu preço. “Barrichello se envolveu naqueles toques e o volante parece que ficou torto”.
A 11ª e penúltima etapa está marcada para dia 10 de novembro, em Brasília.
Texto: Márcio Fonseca/MF2/Divulgação
Foto: Miguel Costa Jr./MF2/Divulgação