Depois de um hiato de 20 anos, a Alpina comemora sua volta às competições com o BMW Alpina B6 GT3, desenvolvido para participar do FIA GT3 europeu ― campeonato que reúne algumas das mais renomadas marcas de supercarros, como Ferrari, Aston Martin, Lamborghini, Porsche, Audi, Corvette, entre outras.
Baseado no BMW Série 6, a Alpina desenvolveu uma versão de competição para o campeonato de gran turismo que será oferecida para equipes, colecionadores e clientes. A máquina é empurrada por um motor de oito cilindros em V e 4.400 cm³ com compressor radial, o mesmo utilizado no BMW Alpina B6 S. A “usina” do novo bólido é capaz de desenvolver 530 cavalos de potência e 63,7 kgfm de torque.
A primeira unidade do B6 foi à pista recentemente para os primeiros testes. O carro fez seu shakedown sob as baixíssimas temperaturas do inverno no Velho Continente, mas completou seus primeiros 300 quilômetros brilhantemente. “Ficamos surpresos pelo fato do teste ter se realizado sem nenhum problema”, afirmou Andreas Bivensiepen, proprietário da Alpina, empresa responsável pela preparação do carro. Ele dividiu a condução do bólido com a piloto Claudia Hürtgen. “Por causa do baixo centro de gravidade, a sensação é a de estar pilotando um carro de fórmula, e não um carro de turismo”, disse Andreas, reafirmando suas impressões positivas.
Os próximos testes estão agendados ainda para este mês de fevereiro, na França, antes do B6 GT3 fazer sua primeira aparição pública no Salão do Automóvel de Genebra, na Suíça, no início de março. A Alpina terá dois carros no GT3 europeu, mas negociações com interessados já foram iniciadas. Existe a possibilidade deste número dobrar até o início da temporada, que está marcada para 3 de maio em Silverstone, na Inglaterra.
Segundo o fabricante, além do campeonato Europeu, os modelos produzidos poderão competir também nas séries nacionais de GT3, como Brasil, Bélgica, Alemanha, Inglaterra, França e Itália. Também existe a previsão de que o BMW Alpina B6 GT3 participe de provas de endurance ― com planos especiais para as 24 Horas de Nürburgring. Texto: Cleber Bernuci
EM MARÇO:MUITO MAIS CARROS E CORRIDAS