O BMW Team Brasil – time que tem seus carros preparados pela AH Competições – vai continuar seu desafio internacional iniciado na temporada 2013 e vai acelerar novamente no mundial de turismo – o Blancpain Sprint Series, uma das principais competições da modalidade no mundo. Para esta temporada, a equipe brasileira vai ter mudanças na formação de suas duplas de pilotos: a bordo do BMW Z4 número 21, dois pilotos passam a integrar a equipe neste ano: Nelsinho Piquet, que já teve passagem pela F-1 e foi o primeiro piloto brasileiro a vencer na Nascar, e Matheus Stumpf, bicampeão da GT Brasil, e que também participou do FIA GT Series, em 2013. Cacá Bueno e Sérgio Jimenez seguem no elenco. Bueno é pentacampeão da Stock Car e Jimenez é multicampeão do kart e um dos destaques da nova geração de talentos. Ambos dividirão a condução do BMW Z4 número zero.
Para a temporada de 2014, outra novidade é a chegada do Banco do Brasil como principal patrocinador da equipe. Presente no automobilismo desde 2012, com patrocínio ao piloto brasileiro Felipe Nasr na GP2, em 2014 o BB também anunciou parceria com a equipe Williams na F1, com a marca do Banco exposta nos carros e nos macacões dos pilotos Felipe Massa e Valteri Bottas.
De acordo com Hayton Jurema da Rocha, diretor de Marketing e Comunicação do Banco do Brasil, a parceria com a BMW Team Brasil reforça a imagem de banco brasileiro que mais investe no esporte ao longo dos últimos 23 anos, aumentando o vínculo com seus públicos de interesse. “A atenção da mídia e dos públicos envolvidos nos eventos automobilísticos desperta o interesse de grandes marcas, com destaque no segmento financeiro”, afirma o diretor. O BB já patrocinou a transmissão do Desafio Internacional de Kart das Estrelas de 2008, os GPs de Fórmula Indy do Brasil de 2009 a 2011, os GPs de F1 do Brasil de 2010 e 2011 e agora é patrocinador da equipe Williams de F1 e do piloto de testes e desenvolvimento da Williams, Felipe Nasr, na GP2.
Segundo Hayton, o projeto contribui para o posicionamento da marca do Banco por meio do automobilismo com a única equipe formada por pilotos de mesma nacionalidade, oportunidade de vínculo da marca Banco do Brasil a uma equipe genuinamente brasileira. “O conceito de ‘seleção’ da equipe brasileira está alinhado com a política de patrocínio do BB, que prioriza o investimento em propriedades que ressaltem brasilidade e tenham ampla representatividade junto a diversos públicos. O layout dos carros com o amarelo como cor predominante e aplicações da marca BB nas áreas de maior visibilidade do carro de competição reforçam esse conceito”, conclui o diretor.
Antonio Hermann, Team Principal da equipe brasileira, mostrou-se bastante confiante para esta temporada com a marca do BB junto do time. “Estamos muito honrados com essa parceria com o Banco do Brasil e este patrocínio é motivo de grande orgulho para toda a equipe e para nossos pilotos. Esperamos retribuir com pódios, vitórias e, acima de tudo, talento e garra dos brasileiros nas competições”, declara Hermann. Washington Bezerra, diretor técnico do elenco, revelou que espera bons resultados. “Já estamos adaptados ao regulamento e ao formato das corridas. Nossa equipe já é respeitada por todos, mas nossos desafios continuam. Estamos otimistas para esta temporada”, afirma.
Além do Banco do Brasil, a equipe vai contar com o importante apoio da Beta do Brasil nesta temporada. Para Joaquim Leão, presidente da empresa especializada em ferramentas profissionais, continuar apoiando a equipe brasileira no Blancpain Sprint Series é a melhor plataforma de testes para obter, cada vez mais, produtos de alta qualidade. “O melhor local para colocarmos à prova a nossa qualidade é nas equipes profissionais de alta competição motorizada, onde rigor, eficiência e produtividade são fatores decisivos. A nossa parceria com o time no Mundial de Turismo é perfeita para conseguirmos atingir os nossos objetivos, obtendo respostas das melhoras a realizar ou do desempenho e durabilidade atingidos. Adicionalmente, vem ao encontro da nossa tradição, do nosso DNA – mais de 45 anos de presença no automobilismo internacional”, considera Leão.
Além do BB e da Beta do Brasil, a Red Bull e a Real Drive Simuladores completam a lista de apoiadores do time brasileiro no Mundial de Turismo. As disputas começam nos dias 20 e 21 de abril, em Nogaro, na França. O calendário terá sete etapas com rodadas duplas, uma a mais do que em 2013, totalizando 14 corridas na temporada. As etapas terão transmissão ao vivo do Canal SporTV e pela Rede TV! com exibição das provas para todo o País.
Confira o calendário 2014 do Blancpain Sprint Series
1ª etapa: 20 e 21 de abril – Nogaro (França)
2ª etapa: 18 de maio – Brands Hatch (Inglaterra)
3ª etapa: 6 de julho – Zandvoort (Holanda)
4ª etapa: 24 de agosto – Slovakia Ring (Eslováquia)
5ª etapa: 7 setembro – Algarve (Portugal)
6ª etapa: 19 de outubro – Zolder (Bélgica)
7ª etapa: 2 de novembro – Baku (Azerbaijão)
Texto: Divulgação
Foto: Divulgação




