Com a vitória na terceira especial do Italian Baja 2012, disputada esta tarde, os brasileiros Reinaldo Varela e Gustavo Gugelmin assumiram a liderança isolada do rally que abre o Campeonato Mundial de Cross Country. Na segunda e terceira etapas – ambas no mesmo trajeto de 80,71 Km -, a dupla do Divino Fogão Rally Team obteve um segundo e um primeiro lugares, respectivamente, e foi a única da categoria T2 a completar o percurso abaixo de 1h2´. A competição termina amanhã com mais duas etapas a serem disputadas no mesmo roteiro, porém no sentido contrário ao utilizado hoje por cerca de 50 duplas, entre elas a formada pelos brasileiros Marcos Moraes e Du Sachs, que teve problemas e não se classificou entre os dez melhores.
O percurso usado na edição deste ano utiliza o leito do rio Tagliamento e do seu afluente, o riacho Cosa, que estão secos, condição que se nota de longe por causa das pedras soltas e da poeira levantada pelos carros. Esta circunstância dificulta especialmente as ultrapassagens e chega a limitar o desempenho durante as especiais, como explicou Reinaldo Varela após a vitória na terceira prova especial:
“O traçado tem boas retas e meu carro está perfeito. Infelizmente, por causa da poeira tive que levantar o pé em várias oportunidades para não correr riscos desnecessários e acabamos perdendo tempo para fazer algumas ultrapassagens.”
Na comparação entre os cinco primeiros das duas etapas disputadas hoje o brasileiro foi o único a chegar à casa de 1h1 para o trajeto e abaixou em 57 segundos a sua marca registrada na manhã. Esse resultado foi obtido sem causar maior desgaste ao carro, que recebeu apenas uma revisão geral e pequenos ajustes para as especiais de amanhã, como explica Gustavo Gugelmin:
“Nossa Mitsubishi Pajero está perfeita e o Varela não forçou o carro. Tanto que a única mudança para amanhã (domingo) é um ajuste de suspensão.”
Foto: Beepress/RalliArt- Divulgação.