A segunda rodada do Campeonato Brasileiro de Turismo acontece neste fim de semana nos 3.058 metros do Autódromo de Cascavel, no Oeste paranaense, e promete muita emoção. Na abertura da categoria de formação de pilotos para a Stock Car, o domínio de praticamente todo o fim de semana ficou nas mãos de Felipe Fraga, que liderou quatro treinamentos, largou na pole e venceu o Troféu Dolly.
O Brasileiro de Turismo tem alguns pilotos experientes, mas a maior parte dos cockpits é ocupada por gente jovem que vê nos carros com rodas cobertas uma excelente opção para continuar a carreira de piloto sem ter de gastar muito dinheiro. Pelo contrário, correndo em casa eles conseguem patrocinadores e podem ainda ter bons salários, como acontece com a grande maioria dos pilotos da Stock Car.
Felipe Fraga tem 18 anos, Gabriel Casagrande, que ficou em segundo lugar na prova de Brasília, tem 17. Os experientes e com passagem pela própria Stock Car são Pedro Boesel, que completou o pódio com um terceiro posto na Capital Federal. Fábio Carreira e Norberto Gresse, que também disputam o Brasileiro de Turismo, já andaram na principal categoria do automobilismo brasileiro.
Agora em Cascavel, uma pista que quase nenhum deles conhece com as modificações feitas na temporada passada e nunca ninguém andou com esse carro novo no traçado, a disputa pelo Troféu Dolly promete se acirrar mais ainda. O primeiro contato com o traçado cascavelense será na sexta (14), quando os pilotos da Stock e do Brasileiro de Turismo fazem um shake down com a obrigatoriedade de passarem pelos boxes.
Os Stock estarão na pista das 16h45min às 17 horas e os do Brasileiro de Turismo das 17h05min às 17h20min. No sábado (15), acontecem os treinos livres e o classificatório que define o grid de largada da prova de domingo às 9h15min. Serão 35 minutos de prova mais uma volta. A Stock larga às 11 horas, com a corrida tendo a duração de 40 minutos mais uma volta.
Calendário do Campeonato Brasileiro de Turismo
2 de junho – Brasília – DF
16 de junho – Cascavel – PR
11 de agosto – Ribeirão Preto – SP
1º de setembro – Brasília – DF
15 de setembro – Velopark – RS
20 de outubro – Curitiba – PR
10 de novembro – Goiânia – GO (alternativa)
15 de dezembro – Interlagos – SP
Texto: Milton Alves/Divulgação
Foto: Fernanda Freixosa/Viscar




