São muitas mudanças significativas no formato de disputa da Stock Car 2012 que começa neste domingo (25) em Interlagos. O fim do playoff, alteração no sistema de pontuação e distribuição de pontos em dobro na última etapa do campeonato, além de outras novidades anunciadas para este ano que influenciam diretamente as corridas, como o fim do pit stop obrigatório e o limite de 40 minutos para cada prova.
No entanto, na opinião dos pilotos a regra que deve fazer a diferença na temporada não é nenhuma dessas. É a proibição de qualquer mudança nos carros dos dez primeiros colocados no grid de largada entre o treino classificatório e a corrida. “Isso já existe na F-1, mas vale para todos, então não chega a mexer tanto com a corrida. Na Stock Car, esta restrição terá um impacto muito maior”, afirma Luciano Burti.
“Essa regra vai exigir a preparação de carros mais constantes. Antes, as equipes trabalhavam um ajuste para classificação, outro para corrida. Agora, quem se preocupar apenas com o desempenho na tomada de tempo pode ter dificuldades durante as provas”, acrescenta o piloto, que corre pela da Itaipava Racing Team. “Na F-1, mesmo com a restrição, as equipes ainda podem mexer na eletrônica, no diferencial, na asa. Na Stock Car, nem isso será permitido”, finaliza Burti que na temporada passada fez uma pole position e venceu a etapa de Campo Grande.
David Muffato, companheiro de equipe de Burti, está ansioso para conhecer os efeitos de todas essas mudanças. “Temos muitas coisas para conhecer nesta primeira etapa. Mas tudo isso deve ajudar a criar um diferencial nas corridas”, analisa o piloto, campeão da Stock Car em 2003. Em termos de desempenho, a expectativa de David é muito boa, depois de terminar a temporada com um pódio e como o melhor piloto entre aqueles que não foram ao playoff.
“A expectativa é excelente, os treinos foram proveitosos e agora não é hora de testar mais nada. É hora de colocar o que sabemos em prática e buscar os resultados. São várias mudanças no regulamento esportivo, tem uma previsão de chuva para o fim de semana, então estou bastante ansioso para conferir tudo isso”, acrescenta David Muffato.
Foto: Fabio Oliveira




