Contagem regressiva para a largada do Rally dos Sertões e o cronômetro também não para na sede da Ford Racing Trucks/Território Motorsport, em Tatuí (SP). Toda a equipe está envolvida de segunda a segunda nos ajustes finais dos três caminhões, principalmente o novo Cargo 1722e 4×4 que estreará no grid, em 10 de agosto, durante o Prólogo em Goiânia (GO), que definirá a ordem de largada para a primeira etapa da 18ª edição.
Sob os olhos atentos de Edu Piano, que desenvolveu o projeto em parceria com a Ford Caminhões, o Cargo chega à fase final de preparação após quatro meses de trabalho intenso. Segundo o piloto, o novo caminhão só estará mesmo finalizado após as informações colhidas durante o rali.
“Sem dúvida, a principal diferença é o histórico. Porque sabemos tudo sobre o F4000 desde que desenvolvemos o primeiro em 2002. Mas com o Cargo 1722e, tudo é novidade e só vamos saber o que mexer e como melhorar depois que estivermos na prova”, diz Piano, que parte para sua 15ª participação consecutiva no Rally dos Sertões.
Solon Mendes acompanha Piano desde que o piloto passou para a categoria Caminhões, quando conquistaram os títulos 2007/2008/2009 na Geral dos Caminhões e na T4.1 e, acredita, que mais uma vez, este novo desafio é muito bem-vindo. “Como a vida é feita de desafios, mais um não haverá problemas, porque gosto disto e confio muito nos projetos do Edu, pois sei que estão fazendo o melhor. A grande diferença será mesmo o tamanho, mas nada que não possamos nos adaptar rapidamente”, explica o navegador cearense que parte para 12ª participação.
E realmente a máquina cresceu. Ficou mais pesada (cerca de sete toneladas, três a mais do que pesava o F4000), ficou mais potente e imponente também e pode chegar a 156 quilômetros.
Foto:Haroldo Nogueira.