Com objetivo de possibilitar um amplo conhecimento dos pilotos sobre as possibilidades de carreira que têm pela frente, a Seletiva de Kart Petrobrás oferece mais uma grande experiência a Lucas Okada, campeão da Seletiva 2018, e a Enzo Prando, vice-campeão da vigésima edição: a realização de dois dias de testes de Fórmula Quatro com a tradicional equipe inglesa Carlin, por onde já passaram algumas feras e pilotos da Fórmula Um atual, como Sebastian Vettel, Daniel Ricciardo e Kevin Magnussen. Os testes acontecem nos dias 19 e 20 de novembro.
Okada e Prando também vão ter a experiência no simulador na sede da equipe (no dia 17) e poder, inclusive, conhecer um pouco melhor a pista de Pembrey, localizada no País de Gales e onde acontecem os testes. O traçado de 2.348 metros é bastante utilizado para treinos das equipes britânicas.
“Ficamos felizes em, mais uma vez, poder propiciar aos pilotos a chance de fazer um teste com um Fórmula Quatro na Europa. Os pilotos sabem e reconhecem que todas as ações do programa são importantes. Mas acelerar é, sem dúvidas, o que eles mais esperam”, comenta Binho Carcasci, organizador e idealizador da Seletiva de Kart Petrobrás.
“Nesta edição, firmamos uma parceria com a Carlin, que tem em seu DNA a expertise no desenvolvimento de jovens talentos e está totalmente apta para nos receber e possibilitar uma grande experiência aos pilotos. Estou certo de que os vencedores vão aprender muito, tanto nos testes com o carro, como também no simulador, que atualmente tem uma grande importância, por conta da limitação de testes nas categorias do mundo todo”, enfatiza Carcasci.
Fundada pro Trevor Carlin, em 1996, o time é um dos mais tradicionais do automobilismo europeu, com vitórias e participações em diversos campeonatos, como Fórmula Três Inglesa, Porsche Supercup, World Series, Fórmula Renault 3.5, A1GP, F-3 Europeia, GP3 e GP2.
Atualmente, a equipe está presente na Fórmula Dois, Fórmula Três Europeia, Fórmula Quatro Inglesa, Euroformula Open, Indy e Indy Lights. Em 2017, o brasileiro Matheus Leist, vice-campeão da Seletiva de Kart Petrobras em 2013 e terceiro colocado em 2014, correu pela equipe na Indy Lights e venceu a etapa de Indianápolis.
Veja a pontuação final da vigésima edição da Seletiva de Kart Petrobras:
1. Lucas Okada (DF) 40 pontos
2. Enzo Prando (SP) 37
3. Pedro Goulart (RS) 33
4. Christian Fliter (SP) 32
5. Pedro Lopes (SP) 31
6. Guilherme Peixoto (SP) 29
7. Nicolas Fliter (SP) 17
8. Allan Martins Croce (SP) 13
9. Victor Schoma (SP) 12
10. Gabriel Paturle (MG) 11
11. Marcos Gonçalves Filho (MA) 7
12. Dante Fibra (SP) 7
Texto: FGCom/Divulgação
Foto: Fábio Oliveira/Radical Motors/Divulgação