A cidade de Londrina amanhecerá com um som diferente nessa sexta-feira: os protótipos do Campeonato Brasileiro de Spyder Race entram na pista do Autódromo Internacional Ayrton Senna a partir das 9h para o primeiro treino livre visando a rodada dupla que acontecerá esse final de semana.
Em um único final de semana o público assistirá duas provas e uma decisão de título: no sábado será realizada a prova válida pela 7ª etapa da temporada 2011 no traçado de 3.055m a partir das 13h. No domingo acontece a 8ª e última etapa da temporada a partir das 11h30 no traçado longo com 3.154m.
E a cidade ao norte do Paraná conhecerá o campeão do Campeonato Brasileiro de Spyder Race de 2011, e três estão na disputa: os paulista Fabio Perez e Fernando Fortes da equipe SP Mec, e o mato-grossense Raijan Mascarello da Guerra Motorsport.
Perez é o líder com 117 pontos, 16 a mais que o vice-líder, o piloto do protótipo n°15 Raijan Mascarello; Fernando Fortes é o terceiro colocado e soma 82 pontos. Em Londrina estarão em jogo 54 pontos, o que torna apenas Perez e seu protótipo rosa com possibilidades de levantar a taça por resultados próprios: Mascarello e Fortes precisam de uma combinação de resultados para conquistarem o título, mas em um campeonato tão disputado, as possibilidades só terminam quando a bandeira quadriculada é baixada pela última vez.
Fora da disputa pelo título mas querendo fazer bonito diante de sua torcida, três pilotos defenderão as cores do Paraná esse final de semana: Luciano Borghesi de Curitiba aparece em 4° lugar na tabela; seu companheiro de equipe, o londrinense Kadu é o 9° colocado, mas espera alcançar em casa um bom resultado.
O último a confirmar presença é o piloto de Maringá, Walter Coutinho Jr. Quinto colocado na tabela, Waltinho como é conhecido na categoria não participou das últimas três provas, mas “em casa” mudou de equipe e agora dividirá o carro com o paulista Carlos Ortolani na equipe Chatô Murai Racing.
Novo carro será apresentado oficialmente – A temporada 2011 ainda não terminou: o campeão da categoria Spyder Race Light, o carioca Valter Pinheiro da Guerra Motorsport foi coroado na última etapa realizada em Curitiba, mas na categoria Spyder Race, a principal do certame, a decisão do título esquentará o final de semana os paranaenses.
Mesmo assim a categoria já respira ares de 2012, e o primeiro passo acontece nesse sábado (03/12) a partir das 10h40, quando a organização do Campeonato Brasileiro de Spyder Race apresentará as mudanças para a próxima temporada, além do novo carro que será utilizado.