A etapa deste domingo da Copa Truck, em Campo Grande, marca o inédito duelo entre os dois únicos tetracampeões brasileiros nas categorias de caminhões. De um lado o paranaense Wellington Cirino, da AM Motorsport com o seu caminhão Mercedes-Benz. De outro, o paulista Felipe Giaffone, da RM Competições.
Wellington Cirino reinou no início dos anos 2000, com a conquista das temporadas de 2001, 2003, 2005 e 2008. Depois, viu o crescimento de Giaffone que igualou o feito do tetracampeonato na última corrida de 2016, em Londrina. A corrida em Campo Grande também pode render um recorde de vitórias de etapas.
Neste caso, a disputa é em trio. A história mostra o recorde de Renato Martins, de 27 vitórias, que já perdura há sete anos. Cirino e Giaffone conseguiram igualar esta marca, e agora brigam para saber quem fica com o maior número de troféus em casa.
“São números muito significativos e que mostram o nível dos pilotos que estão aqui na Copa Truck. É uma nova história que começa a ser escrita, mas não podemos deixar para trás tudo o que já fizemos e conquistamos. Estar na pista acelerando com pilotos como o Giaffone e o Renato, além de todos os outros que fazem parte do grid, é um orgulho”, avalia Cirino, que completou 200 corridas em caminhões.
Tanto Cirino quanto Giaffone não participaram da primeira etapa da temporada. Cirino chegou a estar no Autódromo de Goiânia, mas a equipe AM Motorsport teve dificuldades para colocar o caminhão na pista, enquanto Giaffone esteve ausente por conta da participação na transmissão das 500 Milhas de Indianápolis.
A AM Motorsport fará sua estreia oficial nesta Copa Truck depois de construir os dois caminhões em um tempo recorde. Por conta disso, a possibilidade de resultados expressivos é uma incógnita apesar da experiência dos pilotos André Marques e Wellington Cirino.
“Foi uma disputa dentro da oficina para colocar os caminhões em condições de andar. Muitas noites sem dormir e muito trabalho de todos. Por muito pouco não andamos em Goiânia. Isso tudo só fez aumentar a vontade de acelerar, e em Campo Grande vamos ter uma dimensão real de como os caminhões estão para encarar a temporada”, declarou André Marques.
A largada da etapa está prevista para domingo, às 10h, com duas provas que definem a Copa Centro-Oeste, primeiro dos formatos regionais a ter um campeão conhecido. As provas terão a transmissão do Sportv3.
Texto: RR Media
Foto: Rodrigo Ruiz/RR Media – Divulgação