O paranaense Júlio Campos e o paulista Rubens Barrichello (Full Time) dominaram os treinos livres que abriram, nesta sexta (300, em Goiânia, a programação da quarta etapa da Stock Car. Campos, que vem de um ótimo segundo lugar em Brasília, foi o mais rápido entre os pilotos do Grupo A, enquanto o veterano e ex-piloto da Fórmula Um liderou entre os carros do Grupo B, que receberam o asfalto em melhores condições de aderência e temperatura durante um dia quente e sem uma nuvem no céu da capital de Goiás.
Os treinos livres reabriram oficialmente o Autódromo Internacional de Goiânia depois das obras de revitalização de todo o parque esportivo, com destaque para os novos boxes e a repavimentação. O amazonense Antonio Pizzonia, companheiro de Campos e 14º no geral em sua primeira visita oficial ao circuito, não escondeu o contentamento com o resultado dos trabalhos. “Ficou sensacional. Conseguiram transformar um autódromo que eram dos piores do Brasil em um dos melhores. Acho que só perde atualmente para Interlagos em termos de estrutura e condições de segurança. As áreas de escape são amplas e foram asfaltadas, em conformidade com as recomendações mais modernas”, elogiou. Apesar das condições difíceis de aderência, por causa do natural excesso de poeira de um traçado que não vinha sendo usado, Pizzonia disse que as poucas ondulações não apresentaram qualquer complicador adicional aos pilotos. “Esses bumps não vão atrapalhar nem os carros de fórmula, que são bem mais baixos”, acrescentou.
Campos recebeu com naturalidade a evolução dos tempos na segunda parte dos únicos ensaios do dia. Sétimo no consolidado da sessão, ainda antes do início da fase final manifestava pouca confiança em se manter na P1. “Pegamos a pista muito suja, porque ninguém andava aqui há tempos. Acredito que os tempos vão baixar em seis décimos porque o asfalto está melhorando a cada volta e a temperatura está caindo. Mas, o importante é que o carro está bom, com o acerto praticamente igual ao que usamos nas corridas em Brasília”, afirmou. A previsão se confirmou, já que a melhor volta de Barrichello – perto do encerramento dos 40 minutos regulamentares – melhorou a sua marca em sete décimos.
Por causa do excesso de poeira no traçado, as equipes deixaram os jogos de pneus novos para a última simulação de classificação, marcada para este sábado (31), a partir das 9h45min, e novamente em dois grupos. A partir das 14h, vão ser definidas as posições de largada para a primeira corrida do domingo (1º), com o qualifying um determinando os 10 mais rápidos que vão brigar pela pole no Q2. Depois de 13 anos longe do calendário, Goiânia vive a expectativa do reencontro com a principal categoria do automobilismo brasileiro e se espera grande público para a rodada dupla.
Texto: MF2/Divulgação
Foto: Vanderley Soares/MF2/Divulgação




