Definidos os campeões de 2012 do Automobilismo Cearense, com a realização da última etapa da competição, disputada neste domingo (21), no Autódromo Internacional Virgílio Távora, na cidade do Eusébio.
A movimentação no circuito teve início às 10h com a disputa da primeira bateria da categoria Protótipo, que reúne os carros da Spirit e Superturismo.
A dupla Minho e Stênio Pimentel dominaram o dia com a vitória de Minho na bateria inicial e Stênio na complementar. Mas quem saiu com o título de campeão foi o piloto Tibúrcio Frota, que, com dois segundos lugares foi o grande campeão no primeiro campeonato da Spirit na categoria “A”, já que há a divisão entre veteranos “A” e novatos “B”.
“Eu gostaria de dedicar essa conquista a minha família e a toda minha equipe. Foi um ano de batalhas, mas com Fé em Deus e em São Francisco eu consegui reunir forças suficientes para superar as adversidades e conseguir o título”, disse o campeão.
Com o título nas mãos de Tibúrcio, o vice-campeonato ficou com a dupla Minho e Stênio Pimentel, e o terceiro lugar com Alexandre Roncy.
Na Spirit “B” quem levou a melhor foi José Plutarcho. Na disputa com seu irmão Paulo Plutarcho e Antônio Pitta, José conseguiu o segundo lugar na corrida e conseguiu somar pontos suficientes para alcançar o troféu de vencedor.
“Eu estava em desvantagem, mas em corrida a gente tem que permanecer atento e soube aproveitar o momento certo para me colocar na posição certa e somar pontos que me levaram ao título. Foi um ano de superação, mas, felizmente conseguimos o título”, afirmou um emocionado piloto que ao relatar as dificuldades da temporada se lembrou da tia, falecida este ano, a quem, junto com sua família, dedicou o título.
O vice-campeão na “B” foi Paulo Plutarcho, irmão e companheiro de equipe de José Plutarcho. Em terceiro na classificação final ficou Antônio Pitta.
No Cearense de Marcas nem mesmo a desclassificação do piloto Alex Silveira lhe retirou o título da competição. Ele entrou na pista com uma larga vantagem em relação ao segundo colocado, o piloto Ângelo Lavor que não conseguiu os pontos necessários para ultrapassar o oponente.
“Gostaria de ter conquistado o título com vitória, no entanto, tenho mesmo é que comemorar, pois ele foi fruto de uma temporada, e não de uma só corrida. Eu lutei muito por isso, agora é comemorar”, disse o feliz vencedor da temporada.
Na Superturismo quem levou a melhor foi Edinardo Filho. Com uma boa vantagem sobre o segundo colocado, o piloto Raul Fontenele, Edinardo teve problemas na primeira bateria quando, após um toque com Tuta Sancho o colocou no final do grupo, e perdendo duas voltas. Com o resultado da etapa da tarde, Edinardo encerrou a temporada da Superturismo com o título nas mãos.
“Havia duas temporadas que eu perseguia esse título, finalmente veio, e em boa hora. Estou muito satisfeito, principalmente porque meu pai está aqui e ele sempre foi meu incentivador e dedico a ele essa conquista”, disse.
Em segundo ficou Raul Fontenelle e Tuta Sancho, o terceiro.
Fotos: Robério Lessa e Danúsio Jr.