A estratégia funcionou perfeitamente e o brasileiro Christian Fittipaldi e o português João Barbosa venceram neste domingo (dia 3) as 6 Horas de Watkins Glen, sexta etapa da temporada 2016 do IMSA WeatherTech SportsCar Championship, também válida pela terceira etapa do Tequila Patrón North America Endurance Cup. A festa da equipe Action Express foi completa com a dobradinha de Dane Cameron e Eric Curran, chegando em segundo.
Com o resultado, os atuais bicampeões mantiveram a liderança da temporada e estão isolados na ponta com 187 pontos, contra 180 dos irmãos Ricky e Jordan Taylor, quarto colocados em Watkins Glen, e os companheiros Cameron e Curran. Fittipaldi e Barbosa também estão na frente no Tequila Patrón North America Endurance Cup.
Neste domingo, Fittipaldi largou em sexto lugar com o Mustang Sampling Chevrolet Corvette DP #5 e, logo após a largada, já estava em quarto. E, em poucas voltas, já aparecia em primeiro. O brasileiro e Barbosa mostraram ritmo forte em seus stints no traçado de 3,4 milhas (aproximadamente 5,47 km) e a vitória veio no pit stop final, com um grande trabalho da equipe, que garantiu que Barbosa voltasse na frente.
A dupla repetiu a vitória de 2013, mas também havia subido ao pódio nos dois últimos anos, em terceiro. Em 2016, é a primeira conquista dos pilotos, que estiveram no pódio em segundo em Long Beach e Detroit e terceiro em Sebring. Mais um importante passo na busca pelo tricampeonato.
“Estou extremamente contente com a vitória. Não éramos o carro mais rápido nesta prova e ganhamos. Paramos nos momentos certos, os pits foram perfeitos e nós dois fizemos um ótimo trabalho na pista e isso acabou nos colocando nesta posição”, comentou Fittipaldi.
“Estou muito feliz pela equipe, por também termos feito essa dobradinha e não poderíamos ter começado melhor a segunda parte da temporada. Foi algo fora do comum e isso deu um gás a mais para o restante do ano. Estamos muito motivados”, completou o brasileiro.
O companheiro João Barbosa também elogiou o novo asfalto do circuito. “Foi provavelmente uma das provas mais rápidas que já disputei. Eles fizeram um trabalho incrível no recapeamento da pista. Conseguimos manter o ritmo por um bom tempo”, disse.
“Fizemos algumas mudanças depois do classificatório e conseguimos vencer. A equipe vinha trabalhando duro por essa vitória e conseguimos em grande estilo. Foi uma corrida muito dura, mas maravilhosa”, finalizou o português.
A próxima etapa da temporada acontece domingo que vem (10), no Canadian Tire Motorsport Park, em Clarington, no Canadá.
Texto: FGCom/Divulgação
Foto: José Mário Dias/Divulgação