O paulista Christian Fittipaldi fez sua estreia na Fórmula Truck, neste domingo (4), no autódromo do Velopark, em Nova Santa Rita (RS). Convidado para substituir Geraldo Piquet na equipe ABF/Mercedes-Benz, nas duas primeiras etapas da temporada 2012, o piloto mostrou uma excelente performance, chegando a ocupar a segunda colocação. No entanto, na penúltima volta, um problema no caminhão obrigou o piloto a abandonar.
A vitória ficou com o pernambucano Beto Monteiro, que largou na pole position. O atual campeão Felipe Giaffone foi o segundo e André Marques também subiu ao pódio, chegando em terceiro.
Largando na quinta posição, Fittipaldi imprimiu um ritmo forte no início da prova, acompanhando os líderes e brigando pelas primeiras colocações. O forte calor, com a temperatura ambiente na casa dos 35ºC e 60ºC no asfalto, também influenciou no rendimento dos caminhões.
Na entrada obrigatória do Pace Truck (na 17ª volta) para reagrupamento dos caminhões, Fittipaldi era o terceiro colocado e foi bonificado com pontos, juntamente com os cinco primeiros.
Na segunda fase da prova, o piloto chegou a ocupar a segunda colocação. Mas, com um componente solto na parte de baixo do caminhão, o piloto saiu da pista – na 31ª das 45 voltas disputadas – e perdeu a vice-liderança para Giaffone. “Tive uma quebra na barra traseira”, explicou o piloto.
Com os problemas aumentando, a performance do caminhão já não era mais a mesma. Fittipaldi foi perdendo posições, até abandonar na penúltima volta, quando teve uma quebra no turbo do seu caminhão.
No resultado final, o piloto terminou em 12º lugar e aparece na 10ª posição na tabela, com seis pontos.
“Estou satisfeito por um lado, mas chateado por outro. Principalmente, porque os dois caminhões da equipe acabaram abandonando no finalzinho e daria para sermos terceiro e quinto”, lamentou o piloto, referindo-se também ao companheiro Wellington Cirino, que ficou a uma curva da bandeirada.
“Mas foi uma estreia positiva. Consegui cumprir o meu objetivo de completar o maior número de voltas durante a prova, aprender mais sobre o caminhão para tentar chegar no Rio mais competitivo”, comentou Fittipaldi.
“Aqui fui aprendendo durante o final de semana e a equipe toda acelerou muito esse processo, me ajudando bastante. Agora, vamos tentar um melhor resultado final na etapa do Rio”, completou.
Foto: José Mário Dias/Divulgação.








