Por Robério Lessa – A melhor notícia do ano para o automobilismo brasileiro finalmente pode ser divulgada. Após aprovação no Conselho Internacional de Kart (CIK) da Federação Internacional de Automobilismo (FIA), o Brasil foi elencado para sediar três etapas Sul Americanas do FIA Karting Academy Trophy.

Com isso, representantes do CIK virão ao país para homologação do kartódromo. Agora o desafio será atender as exigências do CIK que serão apresentadas em uma “carta de encargos” na qual se saberá quais kartódromo terão condições de abrigar uma competição dessa natureza.
A competição surgiu na Europa e tem como objetivo reunir kartistas de vários países em uma competição mundial após seleção nacional. Os competidores terão igualdade de equipamento tanto nas etapas nacionais quanto na mundial, o que reforça o caráter de categoria escola, que destinou ao Brasil duas vagas para a etapa decisiva.
Giovanni Guerra, presidente da Federação de Automobilismo do Estado do Maranhão, foi quem defendeu a inclusão do Brasil no FIA Karting Academy Trophy.
No início do mês de agosto, quando da realização da segunda fase do 49º Campeonato Brasileiro de Kart, realizado em Itu (SP), Giovanni havia conversado com a reportagem do Carros e Corridas, e se mostrou esperançoso em conseguir o aval da CIK/FIA para, enfim, inserir o país em um dos maiores projeto de formação de pilotos.
Texto: Robério Lessa
Fotos: FIA/CIK-Divulgação, Parolin.
2007-2014 – carrosecorridas.com.br – Todos os direitos reservados – Proibida a reprodução sem autorização.