Este ano a Fórmula Truck traz cinco nomes que entrarão na pista para procurar fazer frente aos pilotos que já possuem alguma bagagem na categoria mais popular do automobilismo nacional. O GP Petrobras, neste domingo (10) no Autódromo de Tarumã, em Viamão (RS), terá as estreias de Diogo Pachenki (foto ao lado), Rogério Castro, Jansen Bueno, Edu Piano e Ronaldo Kastropil.
De Cascavel, Paraná, a novidade será Diogo Pachenki. O piloto de 29 anos cumprirá sua primeira temporada na categoria pilotando um dos Mercedes-Benz da ABF Racing Team. Seu companheiro na equipe chefiada pelo argentino Matias Ciola será o paulista Paulo Salustiano, piloto da Truck desde 2010. “Estou duplamente feliz, por entrar na Truck e por já fazer parte de um esquema competitivo, na equipe campeã. E isso eu devo à Neusa Navarro”, declarou, citando a presidente da Fórmula Truck. “Numa equipe competitiva e com um companheiro de equipe rápido e amigo, acredito terei uma adaptação facilitada”, acrescentou. “Na minha cabeça, eu penso em andar entre os cinco primeiros. É o objetivo para este ano”.
Paulista de 39 anos, Ronaldo Kastropil acumulou experiência na pilotagem de protótipos e carros de gran turismo. Ele será companheiro de equipe de Roberval Andrade na Ticket Car Corinthians Motorsport e vai pilotar o Scania número 53. O contrato prevê dois anos de parceria entre piloto e equipe. O piloto não esconde a expectativa de pilotar um caminhão. “O tamanho assusta um pouco, o negócio vai ser sentar no caminhão, me ambientar logo e acelerar”, comentou.
O caminhão de Kastropil será o F7, denominação que lhe foi dada pela Ticket Car Corinthians Motorsport por ter sido o sétimo F-Truck construído em suas oficinas. É o mesmo Scania com que Andrade conquistou a pole-position na etapa final da última temporada, em Brasília. “Eu sempre estive de olho na Fórmula Truck, a categoria está num momento de crescimento e oferece uma visibilidade muito boa. Isso foi fundamental na minha decisão de buscar um lugar lá para competir”, disse.
Um novato com duas décadas de experiência nas competições. Assim pode ser definido Edu Piano, que terá em 2013 sua primeira experiência no automobilismo de circuitos. Consagrado nas principais competições de rally, o paulistano vai pilotar o Ford Cargo número 44 de sua própria equipe, a Ford Racing Trucks/Território Motorsports. Piloto e preparador de veículos de competição, Edu Piano participa há 17 anos do Rally dos Sertões, segundo maior rali do mundo. Conquistando cinco títulos – em 2005, na classificação geral da categoria Carros, e quatro na Caminhões, em 2007, 2008, 2009 e 2011.
“Estou no rally há quase 20 anos e senti a necessidade de desbravar novos horizontes. Em 2007, quando pilotei um caminhão de rali pela primeira vez, veio a vontade de participar da Fórmula Truck”, lembra Piano, de 43 anos. “E agora posso viabilizar o projeto e estrear na categoria com a minha equipe, estar no grid será bem gratificante. Desde 2007 venho admirando a Truck de longe, é um campeonato muito profissional, que sempre me instigou muito”, frisou o piloto.
Jansen Bueno vai competir na categoria neste ano com o segundo caminhão Volvo da DB Motorsport, equipe curitibana pela qual seu pai, Diumar Bueno, atuou na Truck de 1998 até outubro de 2012, quando teve sua participação interrompida por um acidente. “Acompanho meu pai nas corridas há 15 anos, sempre quis participar, ser piloto. Correr na Fórmula Truck é a realização de um sonho”, afirma o paranaense de 22 anos.
Bueno chega à Fórmula Truck credenciado pela experiência de ter disputado o Campeonato Paranaense das 5.000 cc, com um Omega, e a Fórmula Spyder, organizada em Londrina por Leandro Totti, também piloto da Truck. No ano passado, atuou no Campeonato Brasileiro de Spyder Race. Era líder da categoria Light com três vitórias em seis etapas quando a competição teve seu calendário interrompido pelos promotores. “Eu já conheço 60 por cento das pistas do calendário da Truck. Ainda assim, pretendo treinar em todas as pistas antes das corridas. Inclusive para a primeira, em Tarumã”, revela o estreante.
Para o goiano Rogério Castro, correr na Fórmula Truck é um sonho antigo. Goiano de 31 anos, o piloto será companheiro de Alberto Cattucci na equipe ABF/Volvo. Seu envolvimento com as competições teve início em 1999, nos campeonatos de kart. Também disputou Stock Car V8 Light, Pick-up Racing e Copa Fiat. “Correr na Fórmula Truck é um sonho antigo. Só não entrei no campeonato há uns três anos por questão de alguns detalhes. Agora deu tudo certo, é um grande momento”, define o piloto, que fará sua primeira participação na categoria na segunda etapa do Campeonato Brasileiro, dia 7 de abril em Londrina (PR) – seu caminhão acabou danificado em um acidente durante os treinos preparatórios de fevereiro em Interlagos.
Cattucci, de 25 anos, estreou na categoria em 2012, disputando as duas últimas corridas. Em 2013, cumprirá seu primeiro campeonato completo. Seu desafio será converter a fase de adaptação à Truck no cumprimento da meta de estar entre os oito primeiros colocados. Cattucci pilotou o Scania da Ticket Car Corinthians Motorsport nas etapas de Curitiba e Brasília, as últimas de 2012. “Aquelas duas corridas me deram a certeza de que era isso que eu queria”, comentou.
A primeira temporada completa de Cattucci na Fórmula Truck será de adaptação. “Meu objetivo para este ano é aprender bem, pegar as manhas do caminhão, conhecer outras pistas. Só conheço Interlagos, Curitiba e Brasília. Enfim, quero me fixar na categoria. Vou fazer a temporada inteira pela equipe da Neusa Navarro, a quem agradeço pela oportunidade. Temos um caminhão confiável, que precisa de um pouco mais de desenvolvimento”, observou.
Fotos: Orlei Silva/Divulgação.