A sexta (19) começou com muito trabalho para a equipe brasileira no Mundial de Turismo (FIA GT Series). O BMW Sports Trophy Team Brasil teve um dia produtivo e de evolução no circuito de Zolder (BEL), onde acontece neste fim de semana, a segunda etapa da competição. Neste sábado (20) o treino classificatório que define o grid para a primeira corrida será realizado às 4h10min (horário de Brasília). Mais tarde, às 9h15min ocorre a corrida classificatória, a primeira da segunda etapa, com transmissão ao vivo do canal SporTV.
Durante a primeira sessão de treinos livres, no período da manhã, o time brasileiro precisou ajustar os detalhes dos modelos BMW Z4 e por isso, o tempo de treino na pista belga foi menor. Os dois carros apresentaram um problema inesperado e os engenheiros focaram suas atenções para encontrar a solução. No carro zero de Cacá Bueno e Allam Khodair a falha era no freio, já no carro 21 de Ricardo Zonta e Sérgio Jimenez, era no radiador, no final tudo foi solucionado com êxito. No primeiro treino Cacá e Khodair foram 14º no geral, e P8 na categoria Pro-Cup, enquanto Zonta e Jimenez ficaram em 16º no geral e P10 na categoria.
À tarde, os carros estavam com um setup muito bom para o tempo seco, porém uma garoa caiu sobre o circuito e mudou totalmente o trabalho que vinha sendo feito. Uma boa surpresa para o BMW Sports Trophy Team Brasil foi que a dupla do carro #0 registrou o terceiro melhor tempo com a pista molhada. Mas no resultado do dia, o melhor tempo foi da dupla. R.Rast/Mayr-Melnhof (Belgian Audi Club Team WRT Audi R8 LMS ultra), 1min30s274.
Os pilotos foram unânimes em dizer que os equipamentos tiveram uma evolução da última etapa em Nogaro (FRA) para esta rodada dupla em Zolder. Isso traz mais confiança ao time, que espera por uma boa classificação amanhã, e trabalha para colocar os dois carros no top-10.
Ricardo Zonta e Sérgio Jimenez, a bordo do BMW Z4 21, foram responsáveis por levar a equipe 100% brasileira na competição, ao top-5. A dupla registrou o quarto tempo no segundo treino livre, e ficaram em segundo na categoria Pro-Cup, com 1min32s224. Perto do acerto ideal para pista seca, os pilotos do carro # 21 aproveitaram para treinar o pit stop.
“O carro está mais equilibrado e aqui em Zolder ele se adaptou melhor e mais rápido do que em Nogaro. Como eu conhecia a pista, acabei andando um pouco mais com pista seca do que o Sérgio. Testamos algumas coisas que funcionaram bem. Acho que a chuva prejudicou um pouco, porque queríamos trabalhar em outros detalhes para pista seca, já que essa é a previsão do fim de semana. Agora vamos focar na classificação”, observou Ricardo Zonta.
“Realmente o equipamento veio mais balanceado para esta etapa. Estamos melhorando a cada dia, e a equipe já está mais entrosada. Aqui o carro teve uma adaptação mais rápida do que em Nogaro. Outro facilitador foi o fato do Ricardo já ter corrido aqui. Não passamos pneus zero, mas colocamos uns pouco usados. Isso e algumas outras mudanças que fizemos surtiram bons resultados. Amanhã vamos entrar concentrados para brigar pela pole”, comentou o paulista Sérgio Jimenez.
Cacá Bueno considerou que apesar de ter andado bem com pista molhada, o classificatório vai exigir atenção. “Fizemos bons tempos com o piso molhado, tanto eu como o Allam andamos sempre entre os três primeiros nesta condição, mas no seco ainda estamos longe dos líderes. E o tempo do dia não é a realidade do que foi o treino. Todos os carros passaram pneus zeros, ou seminovos e a gente saiu com pneu velho, só para aquecer e checar se o freio estava funcionando bem. E na hora que paramos no box para colocar pneu novo, começou a chover. Isso nos preocupa um pouco, porque fomos o único carro que não passou pneu bom. Então, o classificatório vai exigir mais atenção. Mas o lado bom, é que na chuva treinamos bastante e mostramos que estamos competitivos”, disse o carioca, 17º no segundo tempo, sendo 11º na Pro.
Allam Khodair, companheiro de Cacá no BMW Z4 número zero, concorda. “A pista aqui é rápida, e melhor que Nogaro. No primeiro treino ficamos um pouco distante, mas a gente não sabe a situação real, porque muitas equipes passaram pneus novos e nós não. E quando começamos a ‘pegar o jeito’ da pista, o pneu já tinha mais de 100 km rodados, então não sabemos bem o acerto do carro para uma situação de pista seca. Mas na chuva fomos muito bem. Vamos colocar pneu novo direto na classificação. Estamos achando o caminho. Estou confiante, porque com pneu zero muda tudo e a tendência é melhorar”, considerou o ‘Japonês Voador’.
Texto: FG Com/Divulgação.
Fotos: Tijem Photo Agency/Divulgação.




