Saindo de Mendoza, na Argentina, rumo a Valparaíso, no Chile. A especial do dia, prevista originalmente para 419 km foi reduzida para 243, 36. Na trilha, grande variedade de terrenos, mesmo assim vale o destaque mais uma vez para o tão constante e tenebroso fesh fesh, uma areia muito fina que invade o carro todo, gerando um desgaste ainda maior do veículo.
“Quando passamos pelo fesh fesh, ele parece um talco, levanta aquele poeirão, que entra no carro e escurece tudo. Depois parece que, com o calor constante, ele cola onde estiver e fica duro feito cimento. Na prática, isso significa que ele funciona como um verdadeiro ladrão de potência, já que impede a circulação de ar do motor. Por várias vezes foi preciso parar e limpar nosso filtro e dar uma geral no radiador para podermos seguir em frente”, explica Lourival Roldan.
“Nosso carro está muito desgastado com tudo que passamos até agora. O Dakar sul americano esta mostrando que a África tem sua magia, mas que o nosso continente também traz belezas naturais e obstáculos que marcarão profundamente os participantes desta edição. Os mais experientes comentam que nunca viram um Dakar tão exigente quanto este. Está devastador”, comenta Pichini.
“O Dakar está tão duro, que a reposição de peças dos veículos este ano está mais acelerada que o habitual. Isso acontece porque nossos carros estão sendo colocados numa situação ainda mais extrema que em edições anteriores. Este é o meu quinto Dakar e nunca vi nada parecido ao que estamos vivenciando aqui. Hoje o dia será de muito trabalho para a nossa equipe, vamos dar duro para deixar nossos carros impecáveis para relargarmos amanhã”, comenta Francisco Inocêncio, piloto e proprietário da equipe Red Line, que complementa,” O Pichini esta sendo nossa grata surpresa; persistente, determinado, ele nos impressiona e contagia com seu espírito guerreiro ao não se deixar abater pelas dificuldades”.
Pichini/ Roladan largaram de Buenos Aires na 137ª posição e chegam a Valparaíso em 91° lugar na classificação geral. Segundo informações do site oficial do evento, 142 veículos dos 530 participantes que saíram de Buenos Aires, já abandonaram a prova.