Líder dos Campeonatos Sul-americano e Brasileiro de Fórmula Truck, o paulista Valmir Benavides (Volkswagen) vai largar da pole position no GP Bridgestone, que será disputado neste domingo (16/5) em Caruaru (PE). Ao seu lado na primeira fila estará o paulista Danilo Dirani (Ford). A grande surpresa dos treinos classificatórios foi o mineiro Bruno Junqueira (Ford), piloto de Fórmula Indy que irá disputar as 500 Milhas de Indianápolis, que vai partir da quarta fila.
“Estamos felizes, nossos caminhões Ford Cargo estão bem competitivos e temos equipamento para brigar pela vitória na corrida”, exalta Djalma Fogaça, chefe da equipe Ford Racing Trucks (Ford/Consórcio Case/Automotiva Usiminas/Cummins/Eaton/FrasLe/BorgWarner/Mahle/Beta/Molas Feeder/Digipulse/Tecnodiesel/Stock AIG), que pela segunda vez consecutiva larga da primeira fila. A 3ª etapa da Fórmula Truck terá transmissão ao vivo pela TV Bandeirantes a partir das 14 horas.
Depois de ter sido o mais rápido no último treino livre antes da classificação, Danilo Dirani estava cotado para conquistar sua segunda pole position consecutiva. No entanto, no Top Qualifying ele não conseguiu aproveitar todo o potencial de seu Ford Cargo, pois foi um dos primeiros pilotos a ser cronometrado depois que o circuito foi liberado após limpeza de óleo na pista.
“A pista estava suja bem no trecho onde eu poderia levar vantagem e perdi meio segundo ali. Isto me leva a crer que era para eu ser dois décimos mais rápido que o pole em condições normais”, avalia Danilo Dirani. “Na corrida será fundamental eu largar bem. Meu Ford Cargo está bem equilibrado e constante para condição de corrida. Se eu sair na frente as coisas ficarão um pouco mais tranqüilas”, avisa.
“Como o ‘Hisgué’ (Valmir Benavides) foi o último a fazer tempo, ele pegou a pista um pouco melhor e acreditou mais na pista escorregadia. Em condições normais o Danilo poderia ter feito a segunda pole dele”, emendou Fogaça.
A grande atração do treino classificatório foi Bruno Junqueira, que já na sua terceira participação na Fórmula Truck fez o sétimo tempo e ficou entre os oito mais rápidos que tem direito a participar do Top Qualifying, que define as quatro primeiras filas. No entanto, a quebra do radiador de água de seu caminhão não permitiu que ele voltasse para a pista e com isso o mineiro vai largar da oitava posição.
“O Bruno foi muito bem, ele evoluiu muito. Tenho certeza que ele poderia estar largando ali entre os quatro primeiros. Foi uma pena o problema que ele teve, mas amanhã ele estará brigando no pelotão da frente”, garante o chefe de equipe da Ford Racing Trucks.
Penúltimo piloto a ser cronometrado no treino classificatório, o pernambucano Beto Monteiro (Iveco) teve o motor quebrado, o que espalhou muito óleo em parte do Autódromo Internacional Ayrton Senna. Com isto, o gaúcho Andersom Toso, último piloto a entrar no circuito de 3.180 metros, pegou a pior condição possível e ficou apenas com o 22º tempo.
“Inverteram a ordem de saída e o Beto saiu na minha frente. Sobrou pista lavada de óleo para mim, não tinha como fazer nada melhor. Podia ser um bom dia e acabou sendo terrível. Tenho que pensar em pontuar amanhã (domingo), pois vai estar muito calor aqui e o desgaste de pneus será grande”, avalia Toso.
Fotos:Orlei Silva/Divulgação.