A temporada 2013 da GT4 vai se aproximando do fim, faltando apenas duas etapas para o encerramento. Neste fim de semana, no Autódromo Juan Y Oscar Gálvez, em Buenos Aires, na Argentina, a disputa pela liderança vai estar mais uma vez em cheque com uma briga bastante apertada, já que apenas sete pontos separaram o líder Valter Pinheiro (182 pontos), de Lotus Evora, dos terceiros colocados, os campeões de 2012 Sérgio Laganá e Alan Hellmeister (175), com um Aston Martin Vantage. Na segunda posição, William Freire e Duda Oliveira, de Ferrari Challenge (178), são os mais próximos na ameaça ao líder.
Após sofrer com problemas mecânicos durante a etapa do Velopark e ver sua vantagem cair em relação aos outros competidores, Valter Pinheiro espera virar a sorte na briga pelo título. “Eu acredito que esta corrida na Argentina vai ser difícil para todos, já que vai acontecer em uma pista onde não competimos antes. Vai ser, como sempre, uma etapa disputada e os treinos classificatórios determinantes para o resultado final da prova”, diz Pinheiro.
“O meu objetivo é conquistar o máximo de pontos possíveis, para que eu possa chegar na última etapa com uma boa vantagem frente aos meus concorrentes”, encerra Valter. Seu parceiro de pilotagem da Lotus Evora, Leo Burti, afirma que é hora de deixar a má sorte para trás. “Tivemos muitos problemas na última etapa e, desde então, fizemos uma revisão completa no carro, deixando-o zerado para a disputa”.
“Não podemos mais perder pontos por quebras, por isso trabalhamos para deixar a Lotus pronta e agora vamos buscar deixar a má sorte para trás e recuperar alguns pontos. Tive a oportunidade de treinar no simulador para esta corrida e acredito que a pista de Buenos Aires vai ser boa para o nosso carro, então temos tudo para ter um fim de semana de sucesso lá”, completa Burti, atual sexto colocado na classificação.
Segundo colocado na briga, William Freire, dupla de Duda Oliveira com uma Ferrari Challenge ainda não sabe o que esperar sobre o equilíbrio de forças neste fim de semana. “Eu não conheço a pista, nem sequer consegui aprender usando o simulador, mas pelo que me informaram tem um asfalto bem áspero, parecido com Campo Grande, só que sem a terra, o que é algo bastante positivo para o nosso carro”.
“O traçado tem três boas retas, algo que também nos favorece, mas, na verdade, sabemos que o Aston e a Lotus tiveram problemas nas etapas passadas e por isso chegamos na frente deles. Vai ser difícil, mas só vou poder ter certeza do que vai acontecer depois dos primeiros treinos e aí vamos avaliar se teremos chances reais de brigar por vitórias. O campeonato está aberto e espero que com um bom fim de semana tenhamos a chance de continuar na disputa pelo título”, encerra William Freire.
Terceiro colocado, Alan Hellmeister, dupla de Sérgio Laganá, com um Aston Martin Vantage, busca diminuir a diferença na briga pelo título. “Tivemos três etapas consecutivas com problemas no carro e por isso fizemos uma revisão completa para este fim de semana em Buenos Aires, fizemos um shakedown em Interlagos e tudo pareceu bem, mas vamos ver mesmo agora na sexta nos treinos livres”.
“Se tudo der certo teremos grandes chances de buscar um bom resultado, principalmente se o clima estiver seco porque no molhado a Lotus é muito forte. Nosso objetivo é diminuir a diferença para o Valter Pinheiro para irmos para a última etapa com reais chances de título, o que seria o nosso segundo na categoria”, completa Alan Hellmeister.
A sétima e penúltima etapa da temporada 2013 da GT4 será realizada em Buenos Aires, na Argentina, e acompanhe todos os detalhes no site www.portalgt.com.br.
Texto: Divulgação
Foto: Fernanda Freixosa/Divulgação