Lucas di Grassi somou 22 pontos no final de semana que marcou a estreia da Fórmula E em Nova York e diminuiu de 32 para apenas 10 pontos a desvantagem em relação ao líder do campeonato, Sébastien Buemi. O quarto e o quinto lugares conquistados neste sábado e domingo no bairro do Brooklyn deixam o brasileiro com boas chances de lutar pelo título na rodada dupla final que acontece em Montreal, no Canadá, daqui a duas semanas, em 29 e 30 de julho.
As vitórias no final de semana nova-iorquino ficaram com o britânico Sam Bird, da DS Virgin Racing. As corridas tiveram 43 e 49 voltas, respectivamente, comprometendo um pouco a disputa por posições na segunda prova em virtude da maior necessidade de se economizar energia, especialmente sem nenhuma intervenção do safety car – apenas dois períodos curtos de bandeira amarela ocorreram.
Di Grassi, que lutou para encontrar o melhor acerto de seu carro, fez o possível, ganhou posições e pontos importantes. Situação que lhe coloca com possibilidades de disputa pelo campeonato. “Nosso carro não esteve bom neste final de semana, com estas condições de pista e temperatura mais altas, e por isso não conseguimos acertar. Isso se refletiu de maneira bem clara sobretudo nos treinos de classificação, e largando para trás a missão fica mais difícil”, diagnosticou.
Lucas lembrou, no entanto, da subida de desempenho dos carros da DS Virgin e da Mahindra. As duas equipes foram o destaque as corridas em Nova York. “Mesmo largando na frente, não tínhamos a mesma velocidade da Virgin e da Mahindra. Agora vamos trabalhar para tentar entender porque não conseguimos atingir o potencial esperado”, afirmou.
“Então, os 22 pontos conquistados aqui em Nova York foram o máximo que pudemos fazer. Fizemos o possível com um carro que não estava rápido. De qualquer forma, partimos para Montreal dez pontos atrás do Buemi. O campeonato continua completamente aberto, com 58 pontos em jogo na final. Vai ser muito difícil, mas vamos para o tudo ou nada, dando 100% do nosso potencial”, conclui o piloto da Audi.
Texto: P1 Media Relations
Foto: Audi Sport – Divulgação