Piso escorregadio, curvas traiçoeiras e trechos com muita lama. Esses foram alguns desafios que as duplas que participaram da quinta etapa da Mitsubishi Cup tiveram que enfrentar neste sábado (19), em Mogi Guaçu (SP).
“Tivemos que vencer o desafio totalmente inédito. Com muitas freadas e trechos longos de velocidade, precisávamos dosar agressividade com cautela para deixar o carro inteiro para amanhã”, disse Jocimar Almir Ristow, que venceu ao lado de seu filho Victor Matta Ristow na Pajero TR4ER.
Devido à chuva que atingiu a região na sexta (18), o percurso com cerca de 27 km teve uma variação ainda maior de pisos. Além de terra dura e cascalho, os pilotos encontraram trechos com muita lama e bem escorregadios. Tudo isso deixou as disputas ainda mais acirradas.
“Tivemos uma prova bem distinta. Com uma etapa no dia seguinte, tivemos que pensar no desgaste do carro. Além disso, o piso mudou no decorrer das três provas, desafio que exigiu muita técnica”, descreveu Marcelo Emerick Mendes que, ao lado de Deco Muniz, voltou a vencer na categoria L200 Triton RS. Vencedores de duas provas no dia, eles protagonizaram uma disputa para lá de emocionante na segunda bateria, ficando apenas um décimo de segundo atrás da equipe de Marcos Antônio Cassol e Luis Felipe Eckel.
Foram realizadas três provas ao todo neste sábado, todas com muito sol e calor. Quem conseguiu vencer esses desafios foi a dupla Fernando Ewerton César da Silva e Pedro Eurico. Com o primeiro lugar na categoria L200 Triton ER, eles seguem firmes na luta pelo título. “O piso estava muito liso na primeira prova e foi se transformando no decorrer do dia. Tivemos um trabalho de navegação muito bom e, por isso, saímos com a vitória”, diz o piloto.
Já o vencedor da categoria L200 Triton ER Master, Lucas Moraes, garante que, mesmo na liderança do campeonato, não pretende tirar o pé do acelerador. “Na Mitsubishi Cup é assim, cada prova vale muito. Não existe diferença segura. Teremos que dar o melhor até o fim”, afirma.
“Tivemos três tipos de piso, o que exigiu muita adaptação no decorrer das provas”, comenta o piloto Carlos Henrique Scheffer, que venceu a categoria Pajero TR4ER Master ao lado do navegador Luiz Afonso Poli. “Vamos para as duas últimas etapas motivados, mas com o pé no chão. Não podemos perder o foco”, comemora o piloto, que corre com o navegador Alison Sass Pedroso.
Completando a rodada dupla da Mitsubishi Cup em Mogi Guaçu, a Nação 4×4 se encontra novamente neste domingo (20), na mesma propriedade, mas em um trajeto totalmente novo, que promete disputas decididas por segundos.
Texto: Mitsubishi/Divulgação
Foto: Ricardo Leizer/Mitsubishi