Um dos mais experientes pilotos de Rally vai ter em 2013 um novo desafio. Edu Piano confirmou, na tarde desta quarta, sua participação no Campeonato Brasileiro de Fórmula Truck. Ele vai pilotar o Ford Cargo número 44 de sua própria equipe, a Ford Racing Trucks/Território Motorsports.
Em 2009 o site Carros e Corrida entrevistou Edu Piano e, na ocasião, perguntou se alguma vez ele pensou em sair do fora de estrada e ir para o autódromo? A resposta: “Sim tenho vontade. Um dia quem sabe”. Pelo visto esse dia chegou. (clique aqui e lei a entrevista na íntegra).
Edu é parceiro do cearense Solón Mendes, seu navagador. Em contato com Solón, ele disse que fica feliz pelo parceiro, mas não conversou muito com ele sobre o assunto. O navegador disse ainda que a equipe Território Motorsport já tem o caminhão pronto para as disputas de Rally em 2013 e todo o planejamento já traçado para enfrentar as competições.
Piloto e preparador de veículos de competição, Edu Piano participa há 17 anos do Rally dos Sertões, segundo maior rally do mundo. Um dos pioneiros da prova, ele estabeleceu uma trajetória de sucesso, conquistando cinco títulos – em 2005, na classificação geral da categoria Carros, e quatro na Caminhões, em 2007, 2008, 2009 e 2011. Nos últimos 12 anos, defendeu a Ford Racing Trucks/Território Motorsports, equipe oficial da Ford Caminhões.
Foi Piano quem montou o primeiro F4000 4×4 de rally do Brasil, no ano de 2002. Desde então, trabalhou no desenvolvimento do caminhão, que levou a equipe a seis títulos consecutivos da categoria Caminhões Leves no Rally dos Sertões. Desde 2010, o piloto vem desenvolvendo também o Ford Cargo que pilotou em duas edições da categoria Caminhões Pesados. A estreia na F-Truck representa o primeiro desafio nas competições em asfalto.
“Estou no rally há quase 20 anos e senti a necessidade de desbravar novos horizontes. Em 2007, quando pilotei um caminhão de rali pela primeira vez, veio a vontade de participar da Fórmula Truck”, lembra Piano. “E agora posso viabilizar o projeto e estrear na categoria com a minha equipe, estar no grid será bem gratificante. Desde 2007 venho admirando a Truck de longe, é um campeonato muito profissional, que sempre me instigou muito”.
O novo ambiente de competição exigiu adequações na estrutura da Território Motorsports, que tem sede na cidade paulista de Tatuí. “Competir nas pistas é totalmente diferente do off-road, então estamos adaptando a nossa estrutura para a Fórmula Truck. Fizemos investimentos na equipe, contratamos novos profissionais e agora estamos focados na montagem do caminhão”, conta Piano. “Já estamos na fase final de ajustes”.
Os primeiros testes deverão acontecer ainda em janeiro. “Vamos fazer alguns treinos neste mês em Londrina. A experiência que tenho como piloto e preparador de carros e caminhões no rally tem ajudado muito, mas vai ser um ano de aprendizado e adaptações. A curto prazo, pretendo me adaptar à Truck, para a médio e longo prazo brigar entre os ponteiros. Nós vamos nos dedicar intensamente em busca de resultados e evolução”, estipula o piloto.
As dez corridas que vão compor a temporada de 2013 do Campeonato Brasileiro de Fórmula Truck serão as seguintes: 10 de março – Tarumã (RS); 7 de abril – Londrina (PR); 19 de maio – Caruaru (PE); 9 de junho – Goiânia (GO); 7 de julho – Interlagos (SP); 4 de agosto – Cascavel (PR); 8 de setembro – Córdoba (ARG); 13 de outubro – Guaporé (RS); 10 de novembro – Curitiba (PR); 8 de dezembro – Brasília (DF).
Texto e Fotos: Divulgação.








