O site Carros e Corridas acaba de ganhar mais um colunista.
Eduardo Abbas, um dos mais respeitados profissionais de imprensa, especializado em automobilismo e industria automobilistica, estréia sua coluna hoje (8) na qual vai abordar temas ligados ao mundo sobre rodas.
Dentre as realizações desse novo parceiro destacam-se a criação e direção do programa Linha de Chegada, a direção do programa Grid Motor, a produção da Stock Car e toda parte de motorsport do canal Sportv. Abbas foi também produtor da Fórmula 1 na Rede Globo desde 1990 e é atual membro da ABIAUTO (assiciação brasileira da imprensa automotiva). Hoje presta consultoria para emissoras de TV, pilotos em atividade e em formação.
Confira agora o artigo de estréia de Eduardo Abbas.
ALEGRIA DE UNS, ANGUSTIA DE OUTROS: ESSA É A F1 2010
Essa minha coluna de estréia no site CARROS E CORRIDAS, a convite do Robério, me enche de orgulho e me permite falar do esporte mais importante do mundo que é o automobilismo, pois ele é a continuidade da maior invenção do homem: a roda.
Pra começar, vou falar sobre a primeira parte dos testes de inverno da Fórmula 1, o famoso shakedown, que terminou na semana passada. Eles aconteceram em varias pistas européias, com direito a lançamento de carros sem publico e sem TV, piloto tentando mostrando estar bem, carro que nasceu bom, enfim, todo mundo querendo apresentar para o patrocinador que, o retorno do investimento é liquido e certo e que valeu à pena. Essa é a nova cara do automobilismo mundial, uma cara de “me engana que eu gosto!”.
Por trás da maior categoria do planeta corre solta uma inimiga implacável e mortal em alguns casos. Ela se chama CRISE ECONÔMICA, que para muitos é como seqüestro e ter filho drogado: só tem na casa do vizinho.
Para quem não acredita que isso vai fazer muita diferença no campeonato desse ano, aí é que mora o perigo. Poucas equipes realmente apresentaram seus carros como manda o figurino, com pompa e gastança, muita champanhe e mulheres lindíssimas desfilando entre Vips e penetras, sendo coberto por jornalistas convidados de várias partes do mundo, que viajam com toda a mordomia para a cobertura do espetacular evento, com todas as despesas pagas, inclusive os extras.
Sem citar nomes e no sentido figurado, fiquei sabendo que esse ano tem gente que vai vender a gasolina do treino pra poder comprar a da corrida, algo como vender o almoço pra comprar o jantar, coisa muito comum no Brasil das marolinhas.
As equipes estão se arrumando para o campeonato com os dois pés atrás e com alguns escorpiões nos bolsos. As dificuldades, segundo elas, são enormes e tem muita coisa pra acontecer até a abertura do campeonato.
Mas será que são só noticias ruins?
Não, é lógico, tem muita coisa boa também acontecendo. Felipe Massa voltou depois das férias forçadas e promete realmente dar um calor no bicampeão Alonso, favorito hoje nas casas de apostas inglesas. A Ferrari é uma das que fez a opção de não alardear demais o lançamento do carro e balançar as estruturas com seus dois pilotos de ponta. Em outros tempos as trombetas romanas soariam durante pelo menos dois meses antes do inicio do campeonato.
Tudo de bom também foi o lançamento do carro da Virgin Racing, que a Rede Globo faz questão de chamar de Manor, talvez porque a VIRGIN seja uma gravadora concorrente da Som Livre. Voltando ao que é importante, o carro da Virgin é um desses casos espetaculares. Foi todo projetado e testado em computador, usando a mais moderna tecnologia de aerodinâmica na criação de um bólido em estado virtual. Não foi para o túnel de vento nem irá, saiu do forno direto pra pista. Lucas di Grassi, piloto que faço consultoria de imagem, já disse que esta muito feliz com o carro que pilotou. Essa colocação vale muito, pois ele carrega na bagagem, apesar de ser estreante esse ano, toda a experiência da GP2 e da Renault onde era piloto de testes. Para mim, essa dupla Di Grassi / Virgin vai ser a grande surpresa da temporada.
Já Rubens Barrichello foi mais conservador dizendo que o carro tem muito a evoluir. A Williams, como se sabe, não tem um carro vencedor faz tempo. Mesmo com os títulos de Hill e Villeneuve em 96 e 97, desde 94, com o fim da suspensão ativa, controles de tração e largada e outras parafernálias, o carro de outro planeta foi como o ET de Steven Spielberg, voltou pra casa e ficamos todos esperando a continuação que nunca chega.
Mas vem de uma estrela de três pontas a grande surpresa e talvez o grande espetáculo do ano. Schumacher voltou realmente com tudo, apesar do carro apresentar pequenos problemas de acerto. Ele vai dar trabalho pra velhos e novos, vai continuar a ser a grande pedra no sapato de quem achou que a era do alemão voador tinha passado.
Jerez de La Frontera vai ser o próximo desafio para varias equipes. A falta de tempo no desenvolvimento e o calendário apressado para começar o campeonato e já não dão mais oportunidade para se esconder o jogo.
A grande tristeza até agora é Bruno Senna. A equipe Campos tem até dia 10 para fazer o pagamento dos chassis para a Dallara, que não quer nem saber se o pato é macho, quer o ovo. Caso a equipe espanhola não pague, pode ser que o Bruno amargue mais um ano fora da maior categoria do automobilismo. Já foi assim no ano passado quando a Honda ainda não era Brown. Ele estava pronto para estrear pelos japoneses quando a crise devolveu o cockpit pro Rubinho e pro Button. Eu acho realmente muito difícil o Adrian Campos honrar o compromisso, mas não é impossível, porque nesse mundo das corridas tudo pode acontecer. Quem saber o Bernie resolve “intervir em favor do esporte” e ajuda os espanhóis? Caso contrario a quarta-feira para o nosso brasileiro pode ser de cinzas, antecipada.
A conferir.
Aproveitem o carnaval, volto mês que vem ou em edição extraordinária.
Eduardo Abbas, um dos mais respeitados profissionais de imprensa, especializado em automobilismo e industria automobilística. Dentre suas realizações destacam-se a criação e direção do programa Linha de Chegada, a direção do programa Grid Motor, a produção da Stock Car e toda parte de motorsport do canal Sportv. Abbas foi também produtor da Fórmula Um na Rede Globo desde 1990 e é atual membro da ABIAUTO (associação brasileira da imprensa automotiva). Também atua como consultor na área de comunicação e automobilismo.
Escreva para o colunista: coluna.site@gmail.com
Acompanhe Eduardo Abbas no Twitter: http://www.twitter.com/borrachatv
*A coluna publicada neste site expressa a opinião de seu autor.







