Quando o sinal verde de largada da etapa de abertura da temporada de 2009 do Campeonato Brasileiro de F-Truck ser acionado, um caminhão completamente diferente das seis marcas existentes na F-Truck brasileira vai chamar atenção no grid de largada. É o MAN fa br icado na Alemanha e que aparece como a sétima marca da categoria br asileira. E o piloto, é ainda mais inusitado, o austríaco Egon Allgauer que já foi campeão da Super Truck européia em 2002, além de três vice-campeonatos na mesma categoria.
Egon Allgauer que conhece a F-Truck br asileira de 2002 confessa ser um fã da categoria criada por Aurélio Batista Félix e que desde o primeiro contato tem vontade de correr aqui no Brasil. “Esse sempre foi o plano em que eu e o Aurélio trabalhamos. Nosso sonho sempre foi internacionalizar a Fórmula Truck e juntar as duas categorias”, conta Egon que garante ser esse o primeiro passo para levar alguns br asileiros a correr na categoria irmã na Europa.
O caminhão MAN foi construído na oficina da ABF em Santos e o primeiro motor vem de Nuremberg, na Alemanha. Na Europa o caminhão tem peso mínimo bem maior ( 5.500 Kg ), não é permitida a cambagem negativa usada no Brasil, mas tem um pneu especial de corrida. Os motores têm sua potência limitada, assim como a velocidade em no máximo 160 km/h . No Brasil o F-Truck chega a atingir 230 km/h no final de reta e apenas em um ponto é o br igado a passar a 160 km/h . Egon sugere que a categoria brasileira coloque como regulamento a utilização do Hans para os pilotos – sistema de fogo e anti-choque (colarinho criado na F-Indy americana). O piloto austríaco está entusiasmado com sua participação na F-Truck brasileira neste ano. “Estou bem preparado para a etapa de Guaporé com meu novo MAN feito segundo o regulamento brasileiro e estou curioso para conhecer meus adversários dentro da pista”, dispara Egon Allgauer.