Em comunicado encaminhado à Imprensa na tarde desta segunda (24), a Equipe Rsports Racing se pronunciou sobre a desclassificação do carro número 99 de Edson Júnior, que disputou, neste domingo (23), a segunda etapa do Mercedes Challenge, em Curitiba.
A desclassificação pelos comissários desportivos da Confederação Brasileiro de Automobilismo (CBA) ocorreu após a realização da vistoria técnica, no qual foi constatado que o carro apresentou dimensões das entradas de ar inferiores fora daquilo que é especificado no item 6.3-H do regulamento técnico da categoria.
A Rsports Racing, através de seu chefe de equipe Leandro Romera afirmou que “o ocorrido, na etapa de Campo Grande em 2012 a pedido da organização e do responsável pelos motores da Mercedes foram feitas duas tomadas de ar para melhor refrigeração do motor, já que lá aparecera um problema de super aquecimento em todos os carros, devido a altíssima temperatura do Estado do Mato Grosso do Sul. Essas duas tomadas de ar posteriormente foram regulamentas com uma medida diferente da que vínhamos usando (alguns milímetros) e a Rsports não se atentou a esse detalhe do regulamento, deixando o piloto fora do regulamento até o final da corrida de Curitiba. Tal “irregularidade” não traz nenhum benefício ao desempenho do carro, mas mesmo assim será corrigido, deixando claro que as novas tomadas foram uma solução paliativa há um problema do carro e não uma “criação da equipe”.
Fotos: Luciano Santos/SigCom/Divulgação.