As equipes de Fórmula Um tiveram a sua primeira impressão dos pneus que serão usados na temporada de 2013 durante quatro dias de testes realizados em Jerez de la Frontera, na Espanha. A estreita e sinuosa pista espanhola de 4.428 quilômetros possibilitou avaliar a maioria dos aspectos da nova gama de pneus que a fornecedora oficial de pneus para a categoria (Pirelli) vai disponibilizar em 2013.
As próximas sessões de testes serão realizadas no circuito de Montmeló, em Barcelona, também na Espanha entre os dias 19 a 22 de fevereiro.
Durante os testes em Jerez, Pirelli levou um total de 35 jogos por carro para este teste (20 escolhidos pela Pirelli, 15 pelas equipes). O Ambiente e temperatura da pista foram ideais. Na região sul da Espanha a temperatura média de 15 graus centígrados levou a um risco de granulação. Isto ocorre quando um pneu desliza, ou seja, ele não consegue atingir a temperatura ideal, e o atrito contra a superfície da pista cria um padrão semelhante a ondas de desgaste, conhecido como granulação. Isto foi observado na maior parte das condições muito frias da manhã – por vezes, com temperaturas de menos de cinco graus centígrados – e acentuada pela superfície abrasiva.
Paul Hembery, diretor da Pirellia valiou os testes. “Os quatro dias em Jerez, com a maioria das equipes avaliando seus novos carros, deram a todos nós uma boa impressão geral das características dos pneus de corrida 2013, com construção e compostos completamente novos. Parece que estamos no caminho certo e as mudanças que esperávamos ver estão todas lá: os pneus são mais rápidos do que seus equivalentes do ano passado; e eles têm uma janela maior de pico de desempenho. As condições em Jerez não foram as ideais este ano, no entanto, como era uma pista extremamente abrasiva – a mais abrasiva entre todos os circuitos que vamos visitar durante todo o ano – e, consequentemente, foi difícil tirar conclusões adequadas, dado que a superfície tornou-se ainda mais abrasiva do que na temporada passada. Nós chegamos com abundância de dados para os pneus duros e médios, muito pouco para o pneu macio e nenhum para o supermacio. Agora estamos ansiosos para as próximas duas sessões de testes em Barcelona, o que proporcionará uma oportunidade valiosa para as equipes de ampliar seus conhecimentos sobre os pneus deste ano”.
Confira os três melhores tempos em cada dia de testes e o tipo de pneu usado:
Terça (05)
1. Jenson Button, da McLaren 1.18.861 Duro
2. Mark Webber, da Red Bull 1.19.709 Médio
3. Romain Grosjean, Lotus 1.19.796 Duro
Quarta (06)
1. Romain Grosjean, Lotus 1.18.218 Macio
2. Paul Di Resta, da Force India 1.19.003 Macio
3. Daniel Ricciardo, da Toro Rosso 1.19.134 Médio
Quinta (07)
1. Felipe Massa, da Ferrari 1.17.879 Macio
2. Nico Rosberg, da Mercedes 1.18.766 Médio
3. Sebastian Vettel, da Red Bull 1.19.052 Médio
Sexta (08)
1. Kimi Raikkonen, Lotus 1.18.148 Macio
2. Jules Bianchi, da Force India 1.18.175 Macio
3. Sebastian Vettel, da Red Bull 1.18.565 Duro
Fotos: Divulgação.