Neste fim de semana, no autódromo de Jacarepaguá, pilotos aceleram em busca dos primeiros pontos no Campeonato Carioca de Marcas. A competição que nos dois últimos anos reuniu um grid com cerca de 30 carros abre a temporada de 18 corridas no domingo (26), a partir das 10h15, com a primeira das duas corridas do dia. O Estadual de Arrancada também faz parte da programação do fim de semana.
O campeonato tem nove rodadas duplas e mantém o regulamento do ano passado, com três fases. Na primeira delas, entre a primeira e a sexta provas, os pontos terão peso 1. Na segunda, entre a sétima e 12ª corridas, os pontos serão multiplicados por 1,5. Na terceira fase, entre a 13ª e 18ª provas, os pontos passarão a ter peso 2,5. Em cada uma destas fases haverá descarte de um resultado.
Além do ponto extra para o pole position da primeira prova do dia, há mais um ponto para o dono da melhor volta de cada uma das duas corridas da etapa. Vale lembrar que a formação do grid da segunda disputa da rodada leva em conta o resultado da prova anterior, sendo que os seis primeiros têm a ordem invertida. Ou seja, o sexto larga na pole, com o vencedor e o segundo colocados dividindo a terceira fila do grid.
Outra medida que visa aumentar a competitividade é a entrada do safety car, por uma volta, na metade de cada prova, para que o grid volte a ficar compacto. Os pilotos que ocupam as cinco primeiras colocações neste momento também ganham pontos extras. O líder recebe cinco, o segundo, quatro, e assim sucessivamente, com o quinto colocado recebendo um ponto.
Visando a redução dos custos, o regulamento permite a formação de duplas. Neste caso, os pontos obtidos por cada piloto também são atribuídos ao companheiro.
Foto: L.A. Gomes