A opção pelo uso, durante o treino de classificação, do botão de ultrapassagem dificultou a corrida dos gêmeos Ricardo e Rodrigo Sperafico neste domingo (21), em Curitiba, durante a décima e antepenúltima etapa da temporada.
Pelas regras da categoria, a opção pelo uso do botão de ultrapassagem no treino de classificação implica a redução do número de acionamentos do push-to-pass durante a corrida. Em Curitiba, foram dez chances para quem “guardou” o sistema para a corrida, contra apenas duas para os pilotos que usaram o push na tomada de tempos.
“Tive uma boa largada e consegui pular para o pelotão da frente. Mas, por ter usado o push na classificação, fiquei com poucas opções para a prova. Acabei utilizando os dois acionamentos a que tive direito na largada e na relargada. Depois, perdi oito posições na pista, todas porque meus adversários tinham o sistema e eu, não”, explicou Ricardo Sperafico. Ele chegou a ocupar a sexta posição no início da prova, mas fechou a disputa em 12º.
Rodrigo Sperafico também sentiu falta do sistema que ajuda nas ultrapassagens. “Também fiz uma boa largada e estava mantendo um bom ritmo na corrida. E só perdi posições pela falta do push-to-pass. Certamente os dois carros da equipe teriam chegado entre os dez primeiros, por isso acho que o resultado final não traduziu o nosso potencial para a prova. No fim, faltando duas voltas para a quadriculada, tive de parar com um pneu estourado”, contou Rodrigo Sperafico, vice-campeão da Stock Car em 2007.
A prova deste domingo já é página virada para a dupla da Prati-Donaduzzi. A equipe passa a focar, a partir desta semana, a 11ª e penúltima etapa da temporada – que será disputada no dia 11 de novembro em Brasília. A etapa de Curitiba foi vencida por Atila Abreu. Allam Khodair e Daniel Serra completaram o pódio. A liderança do campeonato continua com Cacá Bueno.
Veja o resultado completo da prova:
1) Atila Abreu, Mobil Super Pioneer Racing, em 41min28s509
2) Allam Khodair, Vogel Motorsport, a 2s663
3) Daniel Serra, Red Bull Racing, a 4s006
4) Valdeno Brito, Shell Racing, a 5s988
5) Cacá Bueno, Red Bull Racing, a 10s828
6) Nonô Figueiredo, Mobil Super Pioneer Racing, a 11s980
7) Antonio Pizzonia, Comprafacil Nascar JF, a 15s821
8) Julio Campos, Carlos Alves Comp., a 16s644
9) Vitor Meira, Officer ProGP, a 17s267
10) Galid Osman, BMC Racing, a 23s222
11) Giuliano Losacco, Shell Racing, a 23s622
12) Ricardo Sperafico, Prati-Donaduzzi Racing, a 25s530
13) Max Wilson, Eurofarma RC, a 25.847
14) Denis Navarro, Vogel Motorsport, a 27.230
15) Diego Nunes, Hot Car Competições, a 27.411
16) Luciano Burti, Itaipava Racing Team, a 28.458
17) David Muffato, Itaipava Racing Team, a 29.724
18) Eduardo Leite, Hot Car Competições, a 34.941
19) Xandinho Negrão, Medley Full Time, a 37.923
20) Tuka Rocha, BMC Racing – Chevrolet, a 38.655
21) Claudio Capparelli, Bassani Racing, a 44.816
22) Rubens Barrichello, Medley Full Time, a 1 Volta
23) Rodrigo Sperafico, Prati-Donaduzzi Racing, a 3 Voltas
Não completaram
25) Pedro Boesel
26) Lico Kaesemodel
27) Duda Pamplona
28) Fabio Carbone
29) Thiago Camilo
30) Ricardo Maurício
31) Ricardo Zonta
32) Popó Bueno