A equipe bicampeã do Rally dos Sertões (2009 e 2010) na Super Production não finalizou a edição 2011 da forma como esperava e merecia. O tricampeonato escapou das mãos desta vez. Mas ao cruzar a rampa de chegada na Praia do Cumbuco, na sexta-feira (19) era visível no rosto de Luiz Facco e Glauber Fontoura a alegria de poder completar os 10 dias de prova com o dever cumprido numa das edições mais duras da história da competição.
Por apenas 49 segundos, a Equipe Acelera Siriema não venceu a décima etapa e terminou com o segundo tempo da Super Production. A dupla completou o trecho cronometrado de 86 quilômetros entre Sobral e Caucaia (CE) em 1h14m534s e ficou entre os nove melhores no último dia da prova. Caso Facco e Fontoura tivessem vencido mais esta Especial teriam concluído com nove vitórias em dez etapas, mas foram os mais rápidos na categoria nos oito “piores” dias da edição 2011. Com o resultado, a dupla termina o rali com a terceira colocação na categoria e no 11º lugar da Geral.
“Tivemos uma eventualidade na terceira etapa e a penalização de 4h20 por não termos concluído apenas esta Especial praticamente foi uma exclusão da disputa, que nos prejudicou no resultado final. Mas estamos muito felizes por ter mostrado que somos competitivos ao vencer oito das dez etapas, inclusive a etapa Maratona e isto foi reconhecido e é o que importa”, explica Facco, piloto bicampeão da categoria.
O roteiro de 4.041 quilômetros que cruzou cinco estados (Goiás, Tocantins, Maranhão, Piauí e Ceará) entre os dias 10 e 19/8, foi na opinião dos competidores um dos mais difíceis, se não a mais duro das 19 edições do Rally dos Sertões. Do início ao fim, o conjunto piloto, navegador e equipamento foi exigido ao extremo e com deslocamentos finais, que mais pareciam uma Especial, tamanha quebradeira e dificuldade no percurso que desafiaram ainda mais as equipes. Ainda assim, a Mitsubishi L200 RS de Facco e Fontoura terminou praticamente inteira em todos os dias desta disputa.
“São nove anos de Sertões e não tenho dúvidas de que foi a edição mais difícil que participei e também a que mais ganhei Especiais. Como são 10 provas diferentes todos os dias, é como se tivéssemos ganho oito ralis e isto é recompensador. Na verdade perdemos este rali para o regulamento”, destaca Fontoura, referindo-se que a dupla teve o melhor desempenho da categoria, mas só não levou o caneco do título.
Para Facco, o que conta nesta história é que o que valorizou a performance da dupla foi o número de vitórias. “Acho que a organização e a CBA (Confederação Brasileira de Automobilismo) deveriam rever este regulamento. Uma única penalização não pode excluir uma equipe da briga pelo título dentro uma prova de dez dias. Mas ano que vem tem mais e estaremos aqui novamente e aproveito para agradecer o trabalho de toda a equipe, aos nossos patrocinadores, familiares e amigos que torceram por nós”, finaliza Facco.
Resultado Acumulado – Categoria Production (após 10 etapas concluídas)
1º Régis Braga Maia/Rogério Almeida, 34:37:13
2º Marcelo Damini/Carlos Eduardo Brites, 35:17:34
3º Luiz Facco/Glauber Fontoura, 36:34:20
4º Helena Deyama/Joseane Koerich, 37:54:37
5º Marcus Lucius Rosa Mendes/Andrea Castro Alves, 39:23:08
6º Élcio Bardelli/André Lucas Munhoz, 39:36:26
7º Gunter Hinkelmann/Marcelo Haseyama, 40:09:37
8º Fábio Ruediger/Felipe Davi Schwengber, 42:44:20
9º Luís Rosate/Natael Malta, 43:46:57
10º Davison José Rabecchi/José Amaral Junior, 46:32:54
11º Helena Regina Soares/Claudia Feio De Souza, 48:21:38
12º Bartolomeu De Carvalho Nunes/Fabio Pedroso, 48:32:15
13º Jorge Wagenfuhr Jr./Gustavo Gugelmin, 48:59:00
14º Valdir Porto/Emerson Arakaki, 51:10:35
15º Erley Ayala/Rafael Leandro Pereira, 52:20:18
16º Paulo Sergio P. Lima/Daniel De Andrade Gay, 58:49:51
Fotos: D Fotos – Divulgação.