Átila Abreu teve a vitória em suas mãos na primeira etapa da Stock Car em 2013, mas problemas mecânicos tiraram-na do piloto do carro 51. “Foi uma pena”, resumiu o piloro, que foi o grande destaque da prova, liderando 12 das 25 voltas. Ele já administrava a vantagem para o segundo colocado na voltas finais, quando o carro começou a falhar e perdeu rendimento, derrubando o sorocabano para 12ª posição na volta final.
O piloto da equipe Mobil Super Pioneer Racing já se credenciou como um dos favoritos à prova logo na largada. Em bela manobra assim que surgiu a luz verde, ele saltou por fora na reta principal. Contornou o S do Senna já em sexto lugar. No final da primeira volta, com alguns adversários à frente entrando nos pits para reabastecimento. “Saímos com a estratégia em aberto. Minha ideia inicialmente era parar na primeira volta, mas quando vimos que tinha muita gente entrando resolvi permanecer na pista e arriscar”, relatou o piloto.
“Procuramos ficar na pista, já que ele estava com ritmo bom e ia acabar com pista livre. Muita gente parou nas duas primeiras voltas e ficaram brigando. Nós arriscamos e ficamos na pista. Com o rendimento melhor andando sozinho, deu para voltar na frente daquele pessoal. Foi um risco sim, mas era o que ia tirar o Átila de sexto pra ganhar a corrida”, comentou o engenheiro Thiago Meneghel, chefe da equipe Mobil Super Pioneer.
“Funcionou perfeitamente”, disse Átila. “Voltei com mais de 4s de margem para o Cacá e já estava controlando a vantagem. A equipe me passava o tempo dele e eu fazia voltas no mesmo ritmo. Então comecei a ter problemas. Acho que foi a bomba de combustível ou o pescador.”
Átila, apesar de evidentemente aborrecido pela vitória que escapou por pouco, também fez um balanço positivo do primeiro final de semana da temporada da Stock Car. “No geral, fizemos um bom trabalho considerando os pneus novos e tudo mais. No final do dia, terminar com alguns pontos numa prova em que tivemos uma quebra, até que não foi tão ruim. Espero que a dose de falta de sorte de 2013 tenha acabado aqui”.
Companheiro do sorocabano na equipe Mobil Super Pioneer Racing, Nonô Figueiredo terminou a prova em 24º lugar.
A segunda etapa da Stock Car acontece dentro de duas semanas, em Curitiba. No ano passado, Átila Abreu foi terceiro na primeira passagem da categoria pelo autódromo da capital paranaense e vencer a segunda de ponta a ponta.