Nem bem terminou o Campeonato Alemão de F4 no qual foi grande destaque vencendo 7 provas, mas chegando ao final em terceiro lugar (por um problema elétrico na penúltima prova do ano no circuito de Hockenheim), o jovem paranaense já começou a definir os seus próximos passos.
“Capítulo encerrado, é hora de acelerar o futuro” comentou Felipe Drugovich de volta à Itália onde mora há já dois anos. “Ficar falando do que já aconteceu não adianta, já passou e eu já estou de olho no próximo capítulo”
E Felipe já passou do discurso à ação. Como prêmio pela temporada excepcional sua equipe Van Amersfoort levou o brasileiro para treinar dois dias em Oschersleben de Formula 3. “Foi minha primeira vez em um F3 e achei espetacular; até que distância de potência para o F4 não é tão grande assim, mas em relação à pressão aerodinâmica é absurda a diferença. Só para vocês terem ideia, tem uma curva do circuito que de F4 a gente faz a uns 170km/h no limite, com o F3 faz a 200km/h fácil, de pé no fundo!” contou entusiasmado.
Esse treino serviu para Felipe conhecer o carro que vai guiar nas três últimas provas do ano do Campeonato Europeu de F3 FIA no circuito de Hockenheim neste próximo final de semana. “O circuito já conheço bem, o carro agora conheço um pouquinho só, estou muito contente de fazer a minha estréia na categoria que poderá dar sequência aos meus planos. Vai ser uma experiência diferente, com certeza, vou precisar de um tempo para me adaptar ao novo carro e a um estilo diferente de guiar, minha meta é ir melhorando durante o final de semana, ganhando sempre mais hora de vôo.”
Segundo Frits van Amersfoort, dono da Equipe Van Amersfoort “Será interessante ver como ele, que este ano não parou de evoluir, se adapta às velocidades mais altas e à maior pressão aerodinamica do carro de Formula 3, é um primeiro passo para o Felipe ganhar experiência antes do inverno, depois de dois dias de treinos de muito sucesso na semana passada”
Seja qual for o caminho esolhido Felipe poderá continuar morando na Itália. “Já me acostumei bem aqui, frequentei a escola dois anos, mas só que agora vou estudar online. Ir e voltar para as corridas me faz perder muita aula e o currículo aqui é bem puxado. Depois é um lugar central que é bem conveniente para chegar aos circuitos.” Concluiu.
Veja a seguir a programação* do final de semana de Hockenheim para a prova de estreia do piloto que mais vezes fez tocar o Hino Nacional Brasileiro na Europa neste ano de 2017
6a feira 13/10/2017
*8:50 Treino Livre 1 (40min) **3:50
*9:35 Treino Livre 2 (40min) **4:35
*12:45 Classificacão 1 (20min) = Determina o Grid da Corrida 1 **8:45
*16:30 Classificação 2 (20min) = Determina o Grod da Corrida 2 **12:30
Classificação 3 = O 2o melhor tempo da Classificação 2 deremina o Grid da Corrida 3
Sábado 14/10/2017
*10:10 Corrida 1 (35min) **5:10
*16:35 Corrida 2 (35min) **11:35
Domingo 15/10/2017
10:15 Corrida 3 (35min) ***6:15
*Hora local da Alemanha
**Horário de Brasília
***Horário Brasileiro de Verão
Texto: Carlos Lua Cintra Mauro
Foto: Divulgação