O canadense Nicholas Latifi foi o mais rápido no treino de classificação para a quarta etapa do Campeonato Inglês de Fórmula Três, que vai ser disputada nesta sexta (26), no lendário circuito de Spa-Francorchamps, na Floresta das Ardenas, Bélgica. Vice-líder do certame, o brasileiro Felipe Guimarães larga da quinta posição, enquanto o norte-irlandês William Buller, líder na pontuação, vai partir do sétimo posto.
“Vamos ter um fim de semana duro, mas estamos aqui para trabalhar e ir atrás de bons resultados. Precisamos evoluir a cada corrida, como fizemos durante os treinos”, espera o jovem de 22 anos de idade.
As duas sessões de treinos livres e a classificação foram totalmente dominadas pelos três pilotos da equipe Carlin Racing e pela Double R Racing. Apenas na sessão que definiu o grid de largada é que a Fortec Motorsport deu uma reagida e proporcionou uma melhora no Dallara/Mercedes do brasiliense Felipe Guimarães.
“Nossa equipe não encontrou o melhor acerto para Spa. Tivemos uma falha na telemetria, o que deixou os engenheiros sem recursos para diagnosticar os problemas que tivemos. Mas, existe boa vontade por parte da equipe e eu ainda consegui uma evolução bacana, pois comecei em sétimo e sexto nos treinos livres e, na classificação, baixei quase dois segundos e estava em quarto até faltarem cinco minutos para o encerramento”, contou o vice-líder, que teve apoio do ex-piloto de F-1 Alex Dias Ribeiro e do engenheiro paranaense Rodrigo Contin, chefe da equipe Hitech Racing.
O Campeonato Inglês de Fórmula Três é disputado no formato de rodada tripla em cada circuito. Desta forma, a partir das 5h10min (horário de Brasília) desta sexta vai ser disputada a quarta etapa, e às 8h30min acontece a quinta prova da temporada. A terceira corrida da programação acontece no sábado, a partir das 6h50min.
“Espero que consigamos melhorar o acerto do carro a cada corrida, como fizemos nas três primeiras provas na Inglaterra. Está todo mundo analisando os dados e pensando em boas soluções para esta pista que é muito rápida. Aqui é muito importante o bom compromisso do balanço mecânico com a aerodinâmica, mas tenho fé que sairemos com bons resultados”, acredita o brasiliense, que no Campeonato Sul-americano de F-3 deste ano já venceu seis das oito provas disputadas.
Confira o grid de largada para a quarta etapa do Campeonato Inglês de Fórmula Três:
1) Nicholas Latifi (Canadá), Carlin, 2min15s542;
2) Jordan King (Inglaterra), Carlin, 2min15s865;
3) Jann Mardenborough (Inglaterra), Carlin, 2min15s975;
4) Antonio Giovinazzi (Itália), Double R Racing, 2min16s372;
5) Felipe Guimarães (Brasil), Fortec Motorsport, 2min16s630;
6) Tatiana Calderon (Colombia), Double R Racing, 2min17s569;
7) William Buller (Irlanda do Norte), Fortec Motorsport, 2min17s672;
8) Sean Gelael (Indonésia), Double R Racing, 2min17s695;
9) Sun Zheng (China), CF Racing, 2min18s832;
10) Jordan Oon (Austrália), West-Tec, 2min21s290.
A pontuação do Campeonato Inglês de Fórmula 3 2013 está assim:
1) William Buller (Irlanda do Norte), Fortec Motorsport, 54;
2) Felipe Guimarães (Brasil), Fortec Motorsport, 31;
3) Antonio Giovinazzi (Itália), Double R Racing, 30;
4) Jordan King (Inglaterra), Carlin, 30;
5) Sean Gelael (Indonésia), Double R Racing, 29;
6) Nicholas Latifi (Canadá), Carlin, 25;
7) Tatiana Calderon (Colombia), Double R Racing, 20;
8) Jann Mardenborough (Inglaterra), Carlin, 17;
9) Felix Serralles (Porto Rico), Fortec Motorsport, 15.
Programação Spa (Hora de Brasília):
Sexta
5h10min às 5h40min – Corrida 1
8h30min às 9h – Corrida 2
Sábado
6h50min às 7h20min – Corrida 3
Texto: Master Mídia/Divulgação
Foto: Duda Bairros/Divulgação




