Por Robério Lassa – O piloto lusitano António Félix da Costa da TAG Heuer Porsche saltou para a liderança do Campeonato Mundial da Fórmula E após terminar a segunda etapa da competição, realizada no Autódromo Hermanos Rodriguez, no México, em segundo lugar. Com isso, Félix soma 18 pontos e salta para a liderança do campeonato com 37 pontos, 12 a mais que os pilotos Mitch Evans e Olivier Rowland, ambos com 25.
Félix da Costa estreou na categoria em 2014, na primeira temporada da Fórmula E e foi campeão da temporada 2019–20, o que o credencia como um dos concorrentes ao título. Nesta segunda etapa mostrou força desde os treinos livres, colocando-se sempre entre os mais rápidos e se classificou na segunda posição do grid parta a corrida mexicana. O terceiro lugar ficou com o alemão Pascal Wehrlein.
Com a mesma tocada que imprimira nos treinos e na classificação, o português até que tentou manter-se à frente do britânico Oliver Rowland, mas a entrada do Safety Car nas voltas finais acabou beneficiando Oliver, que ainda tinha o modo de ataque (Attak Mode – que dá mais potência ao carro por algum tempo) para usar e superou Félix, ficando com a vitória no México.
“Esse segundo lugar acaba tendo um sabor agridoce, no entanto, é sinal que estamos fortes e com a mentalidade certa de querer vencer. Hoje tinha tudo para dar vitória, mas o último safety car beneficiou o Rowland e acabei por ter de ceder posição pois ele tinha esse attack mode. De qualquer forma, estou contente, tanto com a performance na qualificação, a competitividade na corrida, a estratégia que adotamos. O campeonato é longo, cada ponto interessa. É bom estar na frente do campeonato, mas na verdade isso pouco conta por agora, o importante é continuarmos a trabalhar para estarmos fortes na próxima corrida na Arábia Saudita, que será uma corrida dupla”, afirmou Félix da Costa.
O Brasileiro Lucas Di Grassi terminou a prova na 17a colocação.
A próxima etapa do mundial de fórmulas elétricos acontece nos dia 14 e 15 de fevereiro em Jeddah, na Arábia Saudita. Nesta etapa serão realizadas duas corridas no fim de semana.
Confira a classificação do Mundial de Fórmula E após duas etapas realizadas (os 10 mais bem colocados):
01 – António Félix da Costa – 37 pontos
02 – Mitch Evans – 25 pontos
03 – Olivier Rowland – 25 pontos (Desempatados por critérios do regulamento)
04 – Pascal Wehrlein – 21 pontos
05 – Taylor Barnard – 17 pontos
06 – Sam Bird – 12 pontos
07 – Jake Dennis – 12 pontos (Desempatados por critérios do regulamento)
08 – Jean Eric Vergne – 12 pontos (Desempatados por critérios do regulamento)
09 – Nick de Vries – 12 pontos (Desempatados por critérios do regulamento)
10 – Edoardo Mortara – 10 pontos
Texto: Robério Lessa
Fotos: Simon Galloway – FIA/Fórmula E
Copyright© 2007-2025 – carrosecorridas.com.br | Proibida a reprodução sem autorização