Difícil de digerir para os portugueses a sexta etapa da Fórmula E, em que António Félix da Costa mostrava ser um dos mais velozes do sábado (02) no circuito de rua de Long Beach, nos Estados Unidos. O piloto teve uma de suas melhores atuações no mundial de carros elétricos.
Desde cedo que Félix da Costa mostrou que estava em Long Beach para lutar pelos lugares da frente e se nas sessões de treinos livres andou sempre pelo dos cinco mais rápidos, na qualificação o piloto do Team Aguri esteve brilhante efetuando a pole position. Um resultado brilhante que viria depois a ser anulado em virtude da desclassificação do piloto Português por ter menos 0,05 de pressão no pneu esquerdo traseiro do seu carro, algo que apesar de não interferir em performance nem oferecer qualquer vantagem, é ilegal pelos regulamentos da Fórmula E. Com isto o piloto de 24 anos foi obrigado a largar da última posição da grelha e nem isso impediu Félix da Costa de brilhar, efetuando uma recuperação impressionante desde o último lugar até ao oitavo lugar, até que o azar voltou a bater à porta de AFC, quando a sete voltas do final a barra de direção do seu carro cedeu, obrigando o piloto ao abandono.
Um final inglório que Félix da Costa considerou “muito difícil de digerir. Esta é uma daquelas corridas em que do meu lado fiz tudo bem, tínhamos performance e andamento para ter saído de Long Beach com a vitória, mas realmente a desclassificação na qualificação e depois a barra de direção mataram o meu dia. É duro mas há que aceitar, virar a página e continuar a trabalhar a fundo com a equipe. Quem me conhece sabe que não sou de desistir e vamos para a luta já na próxima em Paris”, disse António Félix da Costa, que mesmo perante tamanha adversidade se mostrava confiante no seu valor, depois de um dia em que em termos de pilotagem esteve verdadeiramente brilhante.
O vencedor da corrida de Long Beach foi o Brasileiro Lucas di Grassi, que saltou para o comando do campeonato. Na segunda posição do pódio terminou Stephane Sarrazin, com Daniel Abt a fechar os lugares do pódio.
A Fórmula E volta à Europa para o restante da temporada. A próxima prova acontecerá em Paris, na “casa” da DS, no dia 23 de abril.
Confira o resultado final da etapa:
1 – Lucas Di Grassi (Abt Schaeffler FE01) – Abt Audi – 41 voltas
2 – Stephane Sarrazin (Venturi VM200 FE01) – Venturi – 0″787
3 – Daniel Abt (Abt Schaeffler FE01) – Abt Audi – 1″685
4 – Nick Heidfeld (Mahindra M2Electro) – Mahindra – 2″343
5 – Bruno Senna (Mahindra M2Electro) – Mahindra – 4″968
6 – Sam Bird (Virgin DSV-01) – DS Virgin – 5″229
7 – Jerome D’Ambrosio (Venturi VM200 FE01) – Dragon – 6″735
8 – Loic Duval (Venturi VM200 FE01) – Dragon – 8″057
9 – Simona De Silvestro (Spark SRT_01E) – Andretti – 10″505
10 – Mike Conway (Venturi VM200 FE01) – Venturi – 10″900
11 – Nicolas Prost (Renault ZE15) – Renault e.dams – 11″205
12 – Oliver Turvey (Nextev TCR 001) – NextEV TCR – 17″417
13 – Jean-Eric Vergne (Virgin DSV-01) – DS Virgin – 1 volta
14 – Salvador Duran (Spark SRT_01E) – Aguri – 1 volta
15 – Robin Frijns (Spark SRT_01E) – Andretti – 1 volta
Não completaram a prova:
Sebastien Buemi
Antonio Felix da Costa
Nelson Piquet Jr
Confira os 10 mais bem classificados na disputa dos pilotos pelo título da segunda temporada da Fórmula E.
01 – Lucas di Grassi – 101 pontos
02 – Sébastien Buemi – 100 pontos
03 – Sam Bird – 71 pontos
04 – Jérôme D’Ambrosio – 64 pontos
05 – Stéphane Sarrazim – 48 pontos
06 – Loic Durval – 48 pontos
07 – Nick Heidfeld – 39 pontos
08 – Nicolas Prost – 38 pontos
09 – Robin Frijns – 31 pontos
10 – Daniel Abt – 31 pontos
Confira a classificação na disputa por equipes:
01 Renault E-Dams – 138 pontos
02 ABT Schaeffler – 132 pontos
03 Drafon Racing – 112 pontos
04 DS Virging Racing – 77 pontos
05 Mahindra Racing – 61 pontos
06 Venturi – 49 pontos
07 Andretti – 33 pontos
08 Team Aguri – 20 pontos
09 Nextev TCR – 14 pontos
Texto e Foto: Virgin Racing/Divulgação.
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