A Federação Internacional de Automobilismo (FIA) confirmou na últimaquinta (14) a possibilidade de utilização dos gases de escape para fins aerodinâmicos no difusor para o que resta da temporada. A FIA havia determinado a proibição daquela solução do GP da Inglaterra (disputado no fim de semana passado) em diante, após uma primeira corrida com regras mais restritas a esse nível em Valência, no GP da Europa, há algumas semanas.
O fim de semana passado trouxe consigo grande polêmica em relação a este tema, com a McLaren e a RedBull travando-se em argumentos para poderem beneficiar de exceções a esse nível. A marca alemã chegou a poder beneficiar de cartografia específica na prova de Silverstone, enquanto a Renault, depois de inicialmente ter tido permissão para utilizar 50% dos gases de escape em período de frenagem viu essa possibilidade ser-lhe revogada. A polêmica instalou-se e a FIA deixou, desde então, em aberto a possibilidade de retornar à fase regulamentar do GP da Europa, em Valência.
“Ao examinarmos a cartografia dos motores de várias equipes (em Valência) tornou-se claro que soluções extremas estavam sendo utilizadas por breves períodos de tempo na classificação e depois alteradas para durarem mais na corrida. O sentimento de que isso era contra o espírito do regulamento do parque fechado e, mais importante, o fato dos regulamentos simplesmente não permitirem mudanças nos carros em condições de parque fechado. Podem acessar às unidades eletrônicas do carro, mas não podem ser efetuadas alterações no ajuste do carro. Por isso, informamos as equipes em 14 de junho que iríamos tomar medidas em Valência. Isso foi feito e os carros competiram de acordo e com poucas dificuldades”, enaltece a FIA no comunicado em formato de perguntas e respostas.
Fonte: F1Mania.net