Por Robério Lessa – Na semana da abertura da temporada de 2016 da Stock Car, a categoria foi o centro das atenções na imprensa esportiva nacional. O Jornal Folha de São Paulo, na sua edição desta segunda (29), denunciou a postura de comissários da Confederação Brasileira de Automobilismo (CBA) nas provas da Stock Car, que põem em dúvida a isenção dos mesmos durante as decisões nas corridas da categoria.
A matéria, assinada pela jornalista Paula Cesarino Costa, da sucursal do Rio de Janeiro do referido periódico, aponta, com base na troca de mensagens via aplicativo de smart phone, o WhatsApp, que alguns resultados de vistorias foram motivados por avaliações pautadas pela subjetividade e o “humor” dos comissários em relação a uma determinada equipe ou piloto.
No texto de Paula Cesarino, é colocada em dúvida a isenção da categoria mais antiga do automobilismo brasileiro. Em uma das conversas atribuída a Paulo Ygor Dias, auxiliar de comissário, em sete de abril de 2015, o pentacampeão Cacá Bueno é alvo de ameaça. “Vamos desclassificar ele por alguma coisa na próxima etapa…” (SIC).
Em outro trecho da conversa revelada pela Folha, Ygor escreve “E tbm não faz muito que ele não foi campeão por uns pontinhos que tiramos dele…” (SIC). Já o comissário Clóvis Matsumoto, de acordo com a transcrição de mensagem apresentada na matéria, afirma que Bueno não fora campeão em três ocasiões por ele não ter permitido. “Bom, na minha época o Cacá foi 3 vezes vice pq eu não estava a afim de deixar ele ser campeão!Kkk” (SIC).
O piloto Cacá Bueno, que é dono dos títulos nos anos de 2006, 2007, 2009, 2011, e 2012, além de ter sido vice-campeão em 2003, 2004, 2005, 2010, e 2015, classificou como repugnante as conversas dos comissários. O piloto da equipe Red Bull, foi entrevistado pelo site corporativo redbull.com e revelou ter nojo de tudo o que fora publicado.
Em entrevista ao repórter Thiago Mendonça, Cacá mostra-se indignado com o fato de ter sido, deliberadamente prejudicado. “É uma confissão de que me roubaram. O que me deixa mais revoltado é a questão do próprio Nestor Valduga (presidente do CTDN) já sair em defesa dos comissários, mesmo diante das provas e da confissão de que eu fui prejudicado deliberadamente. Essa é a típica postura da CBA”, disse Cacá. (SIC). Clique aqui e leia a entrevista do piloto na íntegra.
Na tarde desta segunda (29), a Vicar, promotora da Stock Car, divulgou nota sobre a matéria da Folha de São Paulo. Clique aqui para ler a nota publicada na íntegra aqui no site Carros e Corridas.
Já a CBA informou, que o Presidente da Confederação Brasileira de Automobilismo, Cleyton Pinteiro, determinou em Portaria que se crie imediatamente a Comissão de Inquérito para apurar eventuais irregularidades de um comissário técnico e um auxiliar da entidade, informada na última segunda-feira, em matéria publicada pelo jornal “Folha de S. Paulo”.
A Comissão terá três membros e será formada pelo piloto Chico Serra, o presidente da Federação de Automobilismo do Espírito Santo, Robson Duarte, e será presidida por um representante da ABPA – Associação Brasileira de Pilotos de Automobilismo.
Imagens: Reprodução – Folha de São Paulo e Red Bull.Com
2007-2016 – carrosecorridas.com.br – Todos os direitos reservados – Proibida a reprodução sem autorização