O motores são da Ford Racing, modelo Zetec RoCam 1.6L 8V a álcool, originais de fábrica, o que deixará ainda mais equilibrada as disputas para o ano que vem.
Na pista esses motores 0km e originais produzirão uma potência de 111cv @ 5.500 RPM e 15,8 kgfm de torque @ 4.250 RPM.
Os motores Zetec RoCam se caracterizam por sua durabilidade e performance. A grande vedete é o comando de válvulas, com acionamento suportado por rolamentos, reduzindo profundamente o atrito no mesmo.
A curva de torque é muito boa, praticamente 100% plana, atingindo seu pico em rotações muito baixas, o que proporciona um melhor controle do carro para o piloto.
Além disso, também haverá como características:
Custo: Baixo custo de aquisição e manutenção, alta durabilidade e confiabilidade são as palavras-chaves para o uso deste motor na categoria.
Torque (força): superior aos motores de outros fabricantes, alto torque já em baixa rotação. Domina nas ultrapassagens, retomadas de velocidade e subidas, com partidas muito mais rápidas.
Dirigibilidade: com os novos motores Zetec RoCam, sua dirigibilidade ficou ainda mais acentuada.
Economia de combustível: os novos motores Zetec RoCam 1.6L tem o menor consumo de combustível em sua categoria. O resultado: benefício para o meio ambiente e menor custo nas corridas.
Baixo custo de manutenção: com a utilização de um óleo mineral de baixo atrito, a troca de óleo fica mais espaçada, a cada 20.000Km rodados. As velas devem ser substituídas somente a cada 40.000Km.
Foto: Marcus Pavan