No dia 8 de março terá início um dos mais populares campeonatos brasileiros: a Fórmula Truck que fará sua etapa de estréia da temporada de 2009, no tradicional circuito de Guaporé, Rio Grande do Sul.
Esse é o 14º ano da categoria que alcançou os maiores índices de público nos autódromos e revolucionou o modo de promover um evento de automobilismo esportivo no país estabelecido então, pelo seu criador Aurélio Batista Feliz, falecido exatamente há um ano na etapa de Guaporé do ano passado.
Boas novidades para o ano já mostram que a competitividade deve ser ainda maior em 2009 entre as equipes, marcas e pilotos. Nunca houve tantas alterações de pilotos e equipes como neste ano em que a crise pegou vários setores do mundo, incluindo naturalmente o esporte a motor. Uma ou outra mudança pode ter sido ocasionada pela crise mundial, que com certeza exigiu um reposicionamento com relação às contas administrativas de todas as equipes. Mas a maioria delas parece mesmo que foi em função da competitividade e reestruturação dos times que sempre se profissionalizam cada vez mais nas viradas de ano.
As novidades neste ano começam pela entrada de uma nova marca de caminhões no grid e a participação agora, de dois pilotos estrangeiros na temporada. O caminhão é o MAN, fabricado na Alemanha e construído sob o regulamento da F-Truck brasileira na oficina da ABF em Santos. O MAN já estará no grid de Guaporé pilotado pelo austríaco Egon Allgauer que junto com o argentino Gaston Mazzacane, que já correu na temporada passada, formará a dupla de pilotos estrangeiros na Fórmula Truck brasileira em 2009. Egon Allgauer tem um título na Super Truck européia em 2002 e três vice-campeonatos.