Neste fim de semana o circo da Fórmula Um chega à sua décima sétima parada na temporada de 2013 e O Grande Prêmio de Abu Dhabi, no circuito de Yas Marina. O primeiro treino coletivo acontece às 6h (Horário Brasileiro de Verão) desta sexta (01), o segundo treino coletivo às 10h também na sexta. No sábado (02), às 7h será realizado o último treino coletivo e a classificação às 10h. No domingo (03) a largada acontece às 10h.
Os pneus escolhidos para o GP de Abu Dhabi são o médio (Branco) e o macio (Amarelo), os mesmos utilizados no GP da Índia. A Pirelli, fornecedora oficial de pneus para a categoria, manteve a mesma escolha apostando nas temperaturas a que os pneus serão submetidos, ao contrário de outros circuitos, deve cair no decorrer da prova ao invés de subir, por conta do horário que a prova é disputada nos Emirados Árabes.
Paul Hembery, diretor de automobilismo da Pirelli analisa a escolha dos compostos. “A maneira como a temperatura de pista cai em Abu Dhabi obviamente terá efeitos no desgaste e degradação dos pneus, o que significa que as equipes serão capazes de fazer trechos maiores com os pneus macios na parte final da prova. Abu Dhabi é um circuito muito conhecido, pois foi palco de testes antes de nossa entrada na F1. O autódromo de Yas Marina é um dos circuitos mais modernos e espetaculares do ano, com grandes desafios técnicos que testam a maioria dos aspectos do desempenho geral de um pneu. No ano passado, como o desgaste não é especialmente alto nessa pista, muitos pilotos optaram por uma parada apenas. Como os compostos são mais macios este ano, a expectativa é de duas paradas, mas teremos que esperar até sexta para termos uma visão mais clara da diferença de tempo entre os dois compostos. O trabalho feito durante as sessões de sexta e sábado será fundamental para moldar a compreensão de cada equipe de quais estratégias são possíveis e vantajosas para o domingo”, disse.
Fotos: Pirelli/Divulgação.
2007-2013 – carrosecorridas.com.br – Todos os direitos reservados – Proibida a reprodução sem autorização.