A última semana foi de disputas em caráter internacional para o jovem piloto Gabriel Crepaldi, de 14 anos. No Kartódromo Velopark, em Nova Santa Rita (RS), em meio a um grid composto por 26 competidores de toda a América do Sul, ele disputou o Campeonato Sul-Americano de Kart. E foi um dos principais destaques da categoria Codasur Júnior.
A participação de Gabriel Crepaldi, sempre acompanhado da equipe ONS Motorsport, começou na quinta (23) com o início dos treinos livres. No fim do quarto e último treino do dia, Gabriel e a equipe não encontraram o acerto ideal. Ficando entre os seis primeiros no resultado geral, restava o treino de aquecimento da sexta (24) para fazer os últimos ajustes, mas o dia foi marcado por fortes chuvas na Região, obrigando todos a trabalharem para o acerto de chuva.
A tomada de tempos e as duas provas classificatórias foram disputadas com pista bastante molhada, situação em que a habilidade de Crepaldi, aliada a um bom acerto do equipamento, fez ainda mais diferença. Assim, o piloto fechou o dia com a pole position e com duas vitórias e, por consequência, com o direito de largar na frente na Pré-final, marcada para o sábado (25).
Com o desafio de continuar rápido, Gabriel Crepaldi chegou ao Velopark no sábado e sua primeira atividade foi o treino de aquecimento, quando foi apenas um décimo de segundo mais lento em uma pista ainda úmida, mas já com tempo seco. O piloto de Birigui, interior de São Paulo, fez prevalecer sua pole position na largada e venceu a Pré-final, no início pressionado por Rafael Câmara, de quem abriu boa vantagem após os pneus de seu kart chegarem na calibragem adequada. “Nesta corrida, eu pude perceber que meu conjunto não era o mais rápido na pista, então minha equipe buscou um novo acerto para a Final”, afirma Gabriel.
Pole mais uma vez, Gabriel Crepaldi abriu boa vantagem nas primeiras voltas da prova decisiva, mas tendo sempre por perto o argentino Jorge Luís Barrio, o segundo colocado. Porém, outro concorrente, João Pedro Maia, já ‘virava’ em média entre meio segundo a sete décimos mais rápido e não demorou a se aproximar de Crepaldi, que não ofereceu resistência e foi ultrapassado.
“Eu pensei em acompanhar o Maia e dar o troco nas voltas seguintes, mas ele estava muito rápido, naquele momento não seria possível”, conta Crepaldi. “Meu kart começou a perder rendimento nas voltas seguintes, o argentino começou a me pressionar e, faltando três voltas para o fim, tive problemas com a corrente do meu kart e tive que abandonar. Corridas são assim”, lamenta o piloto.
O balanço final de Gabriel Crepaldi, ainda que triste pelo abandono e pela impossibilidade de ser campeão, foi bastante positivo. “Acho que, enquanto dependeu de mim, eu consegui corresponder. Fui o pole e venci três corridas, me mostrando competitivo com pista molhada e pista seca. Fico triste pelo abandono, mas me sinto muito satisfeito pela campanha que fiz e agradecido ao Alex, meu mecânico, e ao Onassis, meu chefe de equipe, pelo ótimo trabalho durante todo o campeonato”, finaliza Gabriel Crepaldi, que pela primeira vez na temporada não terminou uma competição no pódio, exatamente em função de seu abandono no Velopark.
Texto: KG COM/Divulgação
Foto: Bruno Gorski/Divulgação