A segunda etapa da Stock Car será disputada no anel externo do Autódromo Internacional de Goiânia (GO). A expectativa é de uma corrida com alta velocidade e muita exigência dos freios.
A etapa promete ser uma das mais rápidas e disputadas do ano, já que o circuito oval registra uma média de velocidade que supera os 180 km/h por volta. Ano passado, neste mesmo formato, quem levou as duas corridas do fim de semana foi Ricardo Maurício, que também foi o pole position da nona etapa – um feito inédito no formato de duas corridas por fim de semana, adotado ainda em 2014.
As características da pista são um grande desafio para o sistema de freios dos carros, somando tudo isso ao fato de que as velocidades no circuito externo são muito altas – de até 265 km/h -, os pilotos terão que cuidar muito bem dos freios se quiserem se dar bem na etapa. Além da baixa umidade e as altas temperaturas do ambiente e da pista, os pilotos costumam utilizar muito o vácuo e isso acaba prejudicando o resfriamento de todo o carro, inclusive dos freios que serão utilizados de forma intensa nas curvas 1 e 0 do circuito – as únicas do traçado que exigem freadas.
Todos os carros da Stock Car Pro Series e da Stock Series (categoria de acesso à Stock Car Pro Series) são equipados com discos de freio Fremax, que suportam até 720ºC de temperatura de trabalho, e pastilhas de freio Fras-le, peças responsáveis pelo atrito com os discos para a frenagem. As pastilhas são projetadas para aguentarem até 840ºC de temperatura.
Com a abertura para a entrada de expectadores, a organização da prova espera um bom público no autódromo.
No sábado (19) a partir das 14h30, a classificação será transmitida ao vivo por SporTV, pelo YouTube da Stock Car e pelo Motorsport.TV. No domingo (20), todas as plataformas transmitem as duas corridas da categoria a partir das 15h10, além da Band, que também mostra as duas corridas ao vivo.
Em 2022 a capital goiana deve repetir o número de etapas sediadas, com três presenças em dois finais de semana do calendário. Isso quer dizer que além deste fim de semana, Goiânia ainda vai receber a Stock em mais um fim de semana (disputando duas etapas) no mês de outubro.
Texto: Com informações de Cleber Bernuci – P1 Media Relations.
Fotos: Vanderley Soares/P1 Media Relations/Divulgação.
Copyright© 2007-2021 – carrosecorridas.com.br | Proibida a reprodução sem autorização