Desde que estreou na divisão principal em 2007, Marcos Gomes é o piloto que mais ganhou corridas da Stock Car em Interlagos. O paulista de Ribeirão Preto soma quatro vitórias, todas conquistadas no circuito paulistano. Pelo histórico na pista e pelo bom momento que atravessa na Equipe Medley/Full Time Sports, como reforça a pole na abertura da temporada há duas semanas em Curitiba, Gomes tem de ser obrigatoriamente incluído na lista de favoritos deste domingo em São Paulo.
Nem o próprio Gomes arrisca uma teoria para a história de sucesso em Interlagos, mesclada somente por decepções pontuais. “É difícil explicar porque geralmente me dou tão bem aqui. Mas, sem dúvida, é um local especial para mim porque foi onde comecei minha carreira, não apenas do outro lado, lá no kartódromo, mas também em carros de competição. Corri aqui na Fórmula Renault em 2002, quando tinha somente 16 anos, assisti às corridas do meu pai e do meu irmão, além de ver as vitórias do Schumacher e do Senna na Fórmula 1”, lembra.
Gomes tem 26 anos e como destaque na Stock Car o vice de 2008, temporada em que perdeu o título por apenas um ponto para o então companheiro de equipe Ricardo Maurício por causa da quebra do carro nos treinos classificatórios da última etapa no palco onde sempre brilhou. O filho mais novo do tetracampeão Paulo Gomes divide com Chico Serra e Cacá Bueno a liderança das estatísticas de vitórias em Interlagos na era dos motores V8, inaugurada em 2001. Chico, no entanto, está aposentado e Cacá amarga um longo jejum, já que desde 2006 não vence no principal autódromo do País. Gomes ainda perseguia o título que alcançaria na série de base (Stock Car Light) quando o tricampeão escalou pela última vez o alto do pódio em São Paulo.
No ano passado, Gomes esteve a ponto de ampliar o seu currículo vitorioso em Interlagos ao registrar a pole da Corrida do Milhão, em agosto. Mas, depois de liderar a primeira parte da prova, foi superado por Ricardo Maurício na parada para reabastecimento e troca de pneus, terminando em segundo. “A vitória e aquela grana toda escorreram pelos dedos”, ainda lamenta. O mais próximo perseguidor de Gomes e Cacá é Thiago Camilo, que venceu três em São Paulo e poderá se igualar aos rivais no fim de semana. Mas Camilo precisará repetir a vitória do último dia 13 na capital paranaense e, fato inédito, chegar à segunda vitória seguida na Stock Car.
Miguel Costa Jr./MF2